Coletivo Feminino Plural entrega CRM Patrícia Esber à Prefeitura de Canoas e mantém compromisso com as mulheres

Canoas/Porto Alegre, 19 de fevereiro de 2018

CFP assumiu o CRM Patricia Esber desde sua implantação

O Coletivo Feminino Plural, organização feminista com mais de duas décadas de atuação na defesa e garantia dos direitos humanos e cidadania de meninas e mulheres, finalizou o contrato de prestação de serviços (Contrato 166/2017) com a Prefeitura de Canoas para execução do Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência Patrícia Esber na sexta-feira (16 de fevereiro de 2018). O serviço esteve sob a coordenação desta entidade desde sua inauguração – dia 27 de setembro de 2011.

Em visita, em 2015, a então ministra Eleonora Menicucci elogiou o trabalho

Com esta prestação, o serviço tornou-se referência local e nacional no atendimento de excelência a mulheres em situação de violência, seja na qualificação de suas profissionais, seja na construção de uma metodologia feminista, em consonância com a Norma Técnica de Uniformização dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (SPM, 2006) e das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres. Em mais de 6 anos de atuação, foram atendidas 3361 mulheres, atendimentos estes registrados e devidamente documentados.

Plataforma digital é uma ferramenta para registro de informações dos casos que chegam ao CRM

Durante este período também foram executados projetos elaborados e coordenados pela entidade, tendo como financiadores a Vara de Execuções Criminais da Comarca de Canoas (Projeto Qualificar e Sistematizar Informações do CRM Patrícia Esber de Canoas, que desenvolveu a Plataforma Digital Patrícia Esber e o Projeto Avaliação e Gestão de Risco em Rede, como ferramenta para o enfrentamento a violência contra as mulheres da Cidade de Canoas/RS), a Secretaria Estadual de Saúde (Projeto Conexões – estratégias integradas contra HIV Aids e Violência de Gênero), a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (Projeto Girassóis – gênero e saúde mental), totalizando mais de R$ 400 mil de investimento na cidade.

CRM Patricia Esber: de portas abertas a todas as mulheres

Nosso objetivo com a prestação desse serviço em Canoas sempre foi o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, visando à continuidade de um serviço público permanente. Entendemos que nossa trajetória no município foi importante para a consolidação desta política pública. Ante a proposição atual da prefeitura de assumir o serviço (com a suspensão do Edital nº 10/2018 – Concorrência Pública nº 2/2018), destacamos a importância de que a equipe seja constituída pelo quadro de profissionais previsto e adequado à demanda atual do serviço, que conta com mais de 50 casos novos por mês e cerca de 2.000 em acompanhamento. Além disso, é fundamental garantir a capacitação técnica de 80 horas iniciais (no mínimo), divididas em 10 dias de formação, previstas na Norma Técnica. Ainda que se assuma esta proposta como temporária, é necessário que ela contemple as exigências mínimas e garanta a excelência reconhecida do CRM Patrícia Esber.

Finalizamos este trabalho, reafirmando o nosso compromisso com as mulheres e assim seguiremos, monitorando sua execução via Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Canoas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support