Dia Internacional de Combate à LGBTfobia deve ser lembrado como um dia de luta

“As descontinuidades, as transgressões e as subversões que essas três categorias (sexo-gênero-sexualidade) podem experimentar são empurradas para o terreno do incompreensível ou do patológico” (Louro, G. 2004)

por Cris Bruel, psicóloga, integrante do Coletivo Feminino Plural e Outra Visão

Não há lugar ainda possível para a ideia da diversidade (de sexualidade ou de gênero), esta ainda é uma ideia insuportável. Aqueles e aquelas que, de alguma maneira, subvertem a lógica imposta por uma cultura que opera por binarismos estarão sujeitxs a sofrerem as consequências mais drásticas para manterem normas que regulam os gêneros, a sexualidade e as diversas possibilidades de demonstração de afeto.

O dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, deve ser lembrado como um dia de luta dado que a violência contra a população LGBTTI permanece.  Não acessamos dados estatísticos verazes por conta da invisibilização da violência acometida a pessoas lésbicas, gays, transexuais, transhomens.  Muitas mortes de travestis, transexuais e transhomens são, reiteradamente, notificadas enquanto “homens com vestimentas de mulher”, ou como lésbicas e/ou homossexuais, deixando explícito o preconceito e a aversão àquelxs que não conformam uma “natureza possível”.

Os esforços empreendidos para impor a norma nos corpos (e nxs sujeitxs) acabam matando, extinguindo, estuprando, normatizando, educando, impondo, violando pessoas que rompem com a invenção social de que o mundo deve seguir por uma única via.

Que possamos repensar sobre a normalidade, sobre o inteligível e sobre todos os limites aos quais estamos submetidxs cotidianamente!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support