Lançamento do Projeto Mulheres, Cidadãs que Podem!

image005 (1)

MULHERES, CIDADÃS QUE PODEM!”
Cursos capacitam mulheres para aumentar sua participação política

Em 31 de março de 2016, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estiver lançando sua campanha para estimular a participação feminina nas eleições municipais de outubro, no Rio Grande do Sul estará começando um projeto inédito para capacitar lideranças mulheres a se integrarem à luta política em todas as esferas da sociedade.

A abertura oficial do Projeto “Mulheres, cidadãs que podem!” vai acontecer no dia 1º de abril, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado.

ABERTURA OFICIAL

Data: 1º de abril de 2016 (sexta-feira)
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Horário: 17h30min

A cerimônia de abertura vai contar com a presença da deputada federal Maria do Rosário Nunes, das deputadas estaduais Stela Farias (Procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul) e Manuela D’Ávila, e da vereadora Sofia Cavedon (Procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores de Porto Alegre).

PALESTRANTE: Cientista Política Dra. JUSSARA REIS PRÁ, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Mulher e Gênero da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NIEM/UFRGS).

O QUE É O PROJETO

Projeto “Mulheres, cidadãs que podem!” tem como objetivo capacitar para  a liderança e o empoderamento de gênero por meio de cursos que serão realizados ao longo de 2016 em seis das nove regiões funcionais do Estado do Rio Grande do Sul. Os cursos visam a atender ao desafio de ampliar a representação de mulheres nos partidos, legislativos, executivos, e também de fortalecer o movimento de mulheres nas suas iniciativas de participação em espaços não formais da política.

No total, serão convidadas a participar 280 mulheres oriundas de diferentes contextos socioculturais e condições sociais, filiadas ou não filiadas, ativistas de partidos políticos e do movimento de mulheres/feministas. Elas terão aulas sobre cidadania, direitos humanos, políticas públicas, empoderamento feminino e liderança, comunicação política e agenda do movimento de mulheres.

No curso, elas ainda deverão elaborar um plano para ação política pessoal ou de seu grupo político. Uma pesquisa em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero da UFRGS (NIEM/UFRGS) coletará as visões dessas participantes sobre a participação feminina na política formal e informal.

O primeiro curso será realizado de 31 de março a 2 de abril, na Casa de Formação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (Rua Gonçalo De Carvalho, 390, Porto Alegre – RS).  Até julho também serão realizados cursos nas regiões de Lajeado, Caxias do Sul, Pelotas, Litoral Norte e Passo Fundo. As datas e locais serão divulgados em breve no blog www.mulherescidadas.blogspot.com.br

O Projeto é uma realização do Coletivo Feminino Plural com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, por intermédio do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Governo Federal, em parceria com o NIEM/UFRGS.

SAIBA MAIS

 

PEC Nº 134/2015 quer garantir participação
De acordo com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 98/2015, aprovada pelo Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados com o nº 134/2015, deverá ser assegurado um percentual mínimo de representação feminina nas três próximas legislaturas na Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras municipais: 10% das cadeiras na primeira legislatura, 12% na segunda e 16% na terceira. No caso de não haver mulheres eleitas em número suficiente para atingir esses percentuais, as vagas serão preenchidas pelas candidatas com a maior votação nominal individual entre os partidos que atingiram o quociente eleitoral.

OS FATOS
– As mulheres representam 51% da população e 52% do eleitorado no Brasil, enquanto a representação feminina no Legislativo brasileiro ainda é uma das mais baixas do planeta.  Entre os 20 países da América Latina, o Brasil só fica acima do Haiti. Entre os 190 países do mundo, ocupa a 158º posição.
– Atualmente no Brasil há cerca de 16% de mulheres no Senado Federal, 13% nas Câmaras de Vereadores, 11% nas Assembleias Legislativas e 10% na Câmara de Deputados, segundo dados da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.

Informações e entrevistas: 51 32221 5298 ou pelo e-mail projetomulherescidadas@gmail.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support