Oficina de encerramento do Conexões em Canoas marca o início das ações na cidade

Disseminar os serviços de atenção à saúde da mulher por mais bairros de Canoas, garantir que as vítimas de violência tenham atendimento adequado em todos os órgãos do município, pressionar para que a rede de Saúde e de Atenção à Mulher encarem um fato: a feminização da epidemia do HIV/Aids. Esses foram alguns dos pactos firmados ontem (23) durante o encerramento da oficina  “Desvendando conexões entre o HIV/Aids e a Violência de Gênero” em Canoas.

O encontro fez parte da etapa formativa do projeto Conexões – estratégias integradas contra o HIV/Aids e a violência de gênero no município e, como disse a coordenadora Neusa Heinzelmann, ao contrário do que se pode pensar, marca um começo. “Agora é que vamos colocá-lo em prática no município”, avisou.

O encontro contou com a participação da diretora da Coordenadoria de Políticas para Mulheres, Lurdes Santin, que destacou a importância de haver uma pactuação entre as redes para que todos os locais estejam preparados para receber as mulheres. Lurdes sugeriu, então, que fosse feita a formalização das demandas e de um fluxo de atendimento à mulher vítima de violência que resulte em uma cartilha.

Pensando na articulação entre as duas redes, a coordenadora do Coletivo Feminino Plural Télia Negrão provocou a reflexão sobre a atribuição de cada entidade e sobre como pode se conectar a atenção à saúde da mulher a partir de uma perspectiva de integralidade (levando em conta gênero, classe social, etnia, religião, etc). “Precisamos pensar no porquê dos índices de contaminação de HIV/Aids diminuírem em todo país e aumentarem apenas no Rio Grande do Sul, principalmente entre as mulheres em idade fértil”, salientou Télia.

Ao final, foi feito o convite para uma Conferência Livre de Políticas para as Mulheres, preparatória para o evento oficial do município a realizar-se na semana que vem no CRM Patricia Esber. O encontro será aberto à comunidade.

Fonte: Blog do Projeto Conexões, Coletivo Feminino Plural, por Roberta Mello, publicado em 24/07/2015

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support