Professora, pesquisadora e feminista: Jussara Prá receberá título de cidadã emérita de Porto Alegre

A Câmara Municipal de Porto Alegre concederá, por meio de projeto de lei, de autoria de Sofia Cavedon (PT), o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre à professora, mestre e doutora Jussara Reis Prá. A homenageada é líder do grupo de pesquisa “Gênero, Feminismo, Cultura Política e Políticas Públicas” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero (NIEM/UFRGS), participa do Conselho Consultivo da ong Coletivo Feminino Plural, bem como o núcleo coordenado por ela é parceiro em pesquisas e eventos. Representa a Ufrgs no Comitê de Gênero da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), e também é integrante do Comitê Ad Hoc do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres/PR.

Jussara Reis Prá nasceu em Porto Alegre e formou-se em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1978, cinco anos depois apresentou a dissertação de Mestrado em Ciências Políticas na Ufrgs e obteve o título de Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) em 1992. Desde então, dedicou a carreira acadêmica a estudar as áreas de metodologia de pesquisa, métodos quantitativos, políticas públicas, estudos feministas e de gênero. As suas linhas de pesquisa atuam na “Produção cultural e lógica de gênero: o impacto do feminismo nas atitudes e no comportamento político de homens e mulheres” e na “Cidadania, Gênero e Cultura Política na América Latina”, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Ufrgs.

Jussara ainda possui inúmeros trabalhos científicos publicados, entre livros, artigos e pôsteres, e orientou trabalhos acadêmicos de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado. De acordo com Cavedon, “em sua carreira acadêmica e atuação como cidadã, Jussara Prá construiu um sólido compromisso com as questões de gênero e do feminismo, contribuindo de forma teórica e prática para a defesa dos direitos da mulher”.

Sendo assim, com muito orgulho convidamos a todas e todos a estarem presente neste importante momento de reconhecimento pelo trabalho realizado por nossa colega, parceira e feminista!

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadã Emérita de Porto Alegre
17/03/2017
Local: Câmara Municipal de Porto Alegre, Plenário Otávio Rocha.
Avenida Loureiro da Silva, n 255,  Porto Alegre.

Abaixo o convite oficial:

Fonte: Adaptado do Texto de Cleunice Maria Schlee ,  Câmara Municipal de Porto Alegre, publicado em 14 de março de 2017.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support