Servidores qualificam-se para enfrentamento da violência e da Aids

Prefeitura de Canoas – Uma série de encontros para qualificar servidores da Coordenadoria de Políticas para Mulheres e da Saúde teve início esta semana com a aula inaugural da oficina “Desvendando conexões entre HIV/Aids e a violência de gênero”, com a equipe da ONG Coletivo Feminino Plural. Este primeiro encontro foi realizado na quinta-feira (11), no Unilasalle.

conexoes_foto 1 canoas 2015

Crédito da foto: Paula Vinhas

Télia Negrão, da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos, e Silvia Aloia, do Movimento Nacional Cidadãs Posithivas, mediaram o debate sobre as desigualdades e a violência de gênero e a mulher com HIV/Aids e a violência. Elas destacaram o serviço qualificado e completo que é oferecido pela Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres de Canoas e destacou um ponto. “Um dado importante é que a Aids é a primeira causa de morte entre mulheres na idade fértil em Canoas e 150 mulheres buscam atendimento no Centro de Referência para Mulheres Patricia Esber, 45 novos ao mês, no total de 1.800 nos últimos três anos, quando o serviço foi implantado”, destacou Télia.

Considerando os dados de 2007 a 2013 no município, foi notificado no Sinan um total de 783 casos de AIDS. É possível observar uma estabilização entre 2008 e 2009, uma queda em 2010 com um posterior aumento, que chega ao seu ápice em 2012 (53 casos para cada 100.000 habitantes). Outros três encontros serão realizados nos dias 18 de junho e 9 e 16 de julho. Nesse período, serão debatidos os indicadores de saúde da mulher e violência no município, assim como estratégias de abordagem que permitam visão ampla do adoecimento e morte da população feminina.

Presenças: Participaram do ato de abertura, a secretária especial Lurdes Santin, da Coordenadoria para Mulheres; o secretário Adriano Klafke, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania; Ana Boll, secretária-adjunta da Saúde; Mirian chevarria, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Mario Dhein, presidente do Conselho Municipal de Saúde, além de representantes da Seção Estadual de DST /Aids (Secretaria Estadual da Saúde), da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), da Defensoria Pública, do Juizado da Violência Doméstica e Familiar de Canoas, entre outros órgãos, da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Fontes: Jornalista Rosilaine Pinheiro – MTE 17242, Prefeitura de Canoas, publicado em 12 de junho de 2015 e reproduzida no Blog do Projeto Conexões: http://conexoescfp.blogspot.com.br/

Mais fotos em: http://www.canoas.rs.gov.br/site/midia/imagem/id/110900

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support