Curso em Lajeado vai capacitar mulheres para aumentar sua participação política

flyer 2ª capacitaçao MCP LAJEADO ABRIL 2016

MULHERES, CIDADÃS QUE PODEM!”

Curso vai capacitar mulheres para aumentar sua participação política

Com o objetivo de ampliar a participação feminina e capacitar lideranças mulheres a se integrarem à luta política em todas as esferas da sociedade será realizado em Lajeado, de 14 a 16 de abril de 2016, o curso “Mulheres, cidadãs que podem!”. O projeto é uma realização do Coletivo Feminino Plural com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, por intermédio do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Governo Federal, em parceria com o NIEM/UFRGS.

A abertura do curso vai acontecer no dia 15 de abril, na Câmara de Vereadores da cidade. Foram convidadas para a cerimônia a vereadora Eloede Gonzatti, a secretária de Administração Ana Cristina Mallmann de Oliveira, a secretária do Desenvolvimento Econômico e Inovação Ivanete Maria Fracaro, a secretária de Planejamento Marta Peixoto, a responsável pelo gabinete do Prefeito Andressa Trassel e a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) Cíntia Agostini.

A capacitação vai acontecer no salão de eventos da Prefeitura Municipal da Lajeado, na Rua Júlio May, 242 (Centro de Lajeado).

 

O QUE É O PROJETO

O Projeto “Mulheres, cidadãs que podem!” tem como objetivo capacitar para  a liderança e o empoderamento de gênero por meio de cursos que serão realizados ao longo de 2016 em seis das nove regiões funcionais do Estado do Rio Grande do Sul. Os cursos visam a atender ao desafio de ampliar a representação de mulheres nos partidos, legislativos, executivos, e também de fortalecer o movimento de mulheres nas suas iniciativas de participação em espaços não formais da política.

No total, serão convidadas a participar 280 mulheres oriundas de diferentes contextos socioculturais e condições sociais, filiadas ou não filiadas, ativistas de partidos políticos e do movimento de mulheres/feministas. Elas terão aulas sobre cidadania, direitos humanos, políticas públicas, empoderamento feminino e liderança, comunicação política e agenda do movimento de mulheres.

As participantes deverão elaborar um plano para ação política pessoal ou de seu grupo político. Uma pesquisa em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero da UFRGS (NIEM/UFRGS) coletará as visões dessas participantes sobre a participação feminina na política formal e informal.

O primeiro curso aconteceu em Porto Alegre (RS). Até junho serão realizadas capacitações nas regiões de Caxias do Sul, Pelotas, Tramandaí e Panambi.  As datas e locais serão divulgados em breve no blog www.mulherescidadas.blogspot.com.br

SAIBA MAIS

PEC Nº 134/2015 quer garantir participação

De acordo com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 98/2015, aprovada pelo Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados com o nº 134/2015, deverá ser assegurado um percentual mínimo de representação feminina nas três próximas legislaturas na Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras municipais: 10% das cadeiras na primeira legislatura, 12% na segunda e 16% na terceira. No caso de não haver mulheres eleitas em número suficiente para atingir esses percentuais, as vagas serão preenchidas pelas candidatas com a maior votação nominal individual entre os partidos que atingiram o quociente eleitoral.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support