Workshop Conhecimento é Poder! acontece dia 06 de abril – venha participar!

Coletivo Feminino Plural convida a todas e todas a prestigiarem e participarem do Workshop Conhecimento é Poder! com participação da convidada professora Jussara Prá. O evento ocorre no dia 06 de abril de 2017, 14h,  nas Faculdades Est, sala 512, São Leopoldo e é uma atividade integrante do Projeto Acervo Enid Backes e conta com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia e parceria da Faculdades EST, NIEM/UFRGS, PUCRS e UERGS.

A identificação de lacunas na produção teórica sobre empoderamento político e o desejo de produzir e difundir conhecimento feminista incentivou a Organização Não Governamental Coletivo Feminino Plural a realizar um concurso de trabalhos científicos sobre o tema, o qual terá como produto final uma publicação virtual dos textos selecionados e a realização de um workshop para dialogar sobre essa produção, com objetivo de fomentar entre jovens estudantes o estímulo ao estudo e pesquisa.

O concurso foi realizado de dezembro de 2016 a março de 2017, sendo selecionados 11 trabalhos. No Workshop serão apresentados os resumos dos trabalhos que serão publicados na Revista “Coisas do Gênero” (acesse aqui a homologação do concurso).

O Workshop realiza-se num contexto social e político cuja peculiaridade é o questionamento da capacidade das mulheres ocuparem espaços de poder e de decisão. Este ambiente político não pode ser desprezado quando o fundamento de nossa proposta é ampliação e difusão do ACERVO ENID BACKES e o estímulo à produção de conhecimento, e em específico, sobre o empoderamento político das mulheres.

Partimos da análise de que três fundamentos se articulam na formação do país, o patriarcalismo, o racismo e o patrimonialismo, o que torna a justiça de gênero ou o exercício dos direitos humanos das mulheres – cidadania substantiva – em objetivos permanentes. As teses feministas acerca da invisibilidade das mulheres, da não neutralidade da ciência e do conhecimento e desigualdade de gênero como resultado são mais do que nunca atuais. O fomento à reflexão e difusão da produção científica de mulheres existente com a perspectiva de justiça de gênero e direitos humanos tem como foco essa realidade que precisa ser mudada.

Acreditamos no conhecimento como processo que frutifica da identificação de desafios, a busca de informação, o compartilhamento de saberes e sua problematização e sua reorganização através de linguagens escolhidas.

Nessa perspectiva, o Coletivo Feminino Plural, em parceria com o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, convida para o Workshop Conhecimento é Poder!

PALESTRANTE CONVIDADA: A professora Dra. Jussara Prá é líder do grupo de pesquisa “Gênero, Feminismo, Cultura Política e Políticas Públicas” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero (NIEM/UFRGS), participa do Conselho Consultivo da ONG Coletivo Feminino Plural. Representa a UFRGS no Comitê de Gênero da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), e também é integrante do Comitê Ad Hoc do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres/PR e recentemente recebeu o Título de Cidadã Emérita de Porto Alegre por sua contribuição científica para os direitos das mulheres e meninas.

 

Workshop Conhecimento é Poder! 

Dia 6 de abril de 2017

Horário: 14h

Local: Faculdades EST – sala 512 – São Leopoldo

Professora Convidada: Dra. Jussara Reis Prá

Atividade aberta ao público.

Maiores informações pelo e-mail: coletivofemininoplural@gmail.com ou pelo fone 3221 5298.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support