10 ANOS ACOLHENDO MULHERES.

Placa do CRM. Centro de Referência da Mulher Patrícia Esber.
Há dez anos atrás a gente sabia que não seria fácil assumir o desafio de implantar e implementar um serviço de atendimento às mulheres em situação de violência em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, uma cidade grande.
Nosso desejo de viver a experiência de criar uma metodologia para acolher as mulheres, observar todas as Normas Técnicas e mais aplicar os pressupostos feministas nos levou a assumir essa tarefa.
Em dez anos apenas 18 meses estivemos fora.
Mas já acolhemos 5700 mulheres e hoje também adolescentes, respeitando suas verdades, sua diversidade, seus direitos.
No dia 28 de setembro comemoramos dez anos de atendimento às mulheres em situação de violência no CRM Patrícia Esber, de Canoas.

Um ato político e festivo, que contou com toda a rede de atendimento de Canoas, movimento de mulheres, equipe dos serviços especializados e obviamente com muitas representações institucionais de peso.

Um necessário reconhecimento ao trabalho sério, responsável, ético, feminista feito pelo Coletivo Feminino Plural. Tivemos a presença do prefeito Jairo Jorge, da deputada federal Maria do Rosário, do deputado estadual Edegar Pretto que representa o projeto He For She no RS, da vereadora Maria Eunice, da secretária de estado do RS Regina Becker Fortunatti, de integrantes do judiciário, MP e área de segurança.
A ex-secretária da Mulher de Canoas Maria Aparecida foi homenageada por todas nós pelo trabalho pioneiro na implantação deste serviço em parceria com a nossa entidade.
O CRM hoje atende não só mulheres adultas cis e trans, mas também jovens que grafitaram as paredes do serviço, deixando suas marcas.
Temos muitas histórias para contar, mas este é o próximo capítulo dessas comemorações.
Queremos seguir juntas (os), pois só com boas políticas públicas especializadas e em rede poderemos reduzir a violência contra as mulheres e acabar com a tragédia dos feminicídios.
Viva a luta das mulheres pela igualdade e por uma vida sem violências.
Aguardem! Vem video, publicação e muitas outras atividades.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support