A escritora e feminista Rose Marie Muraro morre aos 83 anos – 20/06/2014

Zero Hora – Rose era uma das principais representantes do movimento feminista no Brasil

21/06/2014 | 19h48
Morre a escritora Rose Marie Muraro Ricardo Mega/Agencia RBS

Foto: Ricardo Mega / Agencia RBS

A escritora Rose Marie Muraro, uma das principais representantes do movimento feminista no Brasil, morreu na manhã deste sábado, aos 83 anos, no Hospital São Lucas, em Copacabana (zona sul do Rio). Ela estava internada no CTI da unidade de saúde desde o dia 12.

Rose tinha câncer na medula óssea havia mais de dez anos e, no dia 15, entrou em coma e desenvolveu uma infecção respiratória. Rose tinha 5 filhos e 12 netos.

Chocar é a palavra de ordem no feminismo contemporâneo

A intelectual nasceu praticamente cega, mas conseguiu estudar – cursou Física – e escreveu 44 livros. Nas décadas de 1970 e 1980, foi pioneira ao liderar o movimento feminista no País. Rose também atuou como editora, tendo publicado mais de 1.600 livros nas editoras Vozes e Rosa dos Tempos. Trabalhou com Leonardo Boff durante 17 anos.

Em texto divulgado pelo Twitter, a presidente Dilma Rousseff lamentou a morte de Rose: “Foi com tristeza que soube da morte de Rose Marie Muraro, ícone da luta pelos direitos das mulheres.

SPM- PR – 21/06 – Nota de pesar da ministra Eleonora Menicucci pela morte de Rose Marie Muraro

Querida Rose, amiga, companheira de tantas lutas. Você partiu, mas seu exemplo de determinação, garra e alegria fica conosco. Com você, tivemos um ícone do feminismo e uma mulher talentosa, que ousou desafiar os costumes da sociedade em que viveu e contestar o pensamento sexista com sagacidade e inteligência.

Tive a honra de compartilhar com você muitas situações. E, com você, aprendi muito, principalmente a ousadia e a coragem. São mulheres como você que fizeram deste nosso país a democracia que ele é hoje.

O Brasil e, sobretudo as mulheres, choram sua partida. Saberemos honrar sua história de vida e  contribuição pela emancipação e autonomia das mulheres brasileiras. Como ministra de Estado da Secretaria de Políticas para as Mulheres, colocarei seu nome no prêmio que lançaremos na primeira semana de julho: Feministas Históricas: prêmio Rose Muraro.

Muito obrigada por você ter existido entre nós. 

Vá em paz e tenha certeza de que sua memória nos iluminará. 

Eleonora Menicucci
Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support