A PARADA PRECISA CONTINUAR LIVRE: SOMOS CONTRA QUALQUER TIPO DE APROPRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO

via Parada Livre de Porto Alegre

As entidades da sociedade civil que estão à frente da organização da XXI Parada Livre de Porto Alegre vêm se manifestar sobre a atual conjuntura política que cerca o evento desta edição.

No início do ano, tivemos uma reunião com a Coordenadoria da Livre Orientação da Prefeitura Municipal da Porto Alegre, para tratar da parceria entre o poder público e as entidades que são realizadoras da Parada Livre. Na ocasião, tivemos a informação que este ano a prefeitura municipal de Porto Alegre não tem disponibilidade de recursos para apoiar a parada Livre de 2017. Como em todas as edições anteriores a prefeitura foi apoiadora, disponibilizando a estrutura de palco e de outros equipamentos como, banheiros químicos, seguranças, gerador etc. Tratam-se de recursos ínfimos frente às necessidades das políticas públicas LGBT.

Como solução apresentada na ocasião, o representante da Coordenação nos informou que a prefeitura iria adotar o critério de buscar financiamento junto à iniciativa privada para dar suporte ao evento.

As entidades fizeram uma avaliação do processo político que a sociedade brasileira vem passando e decidiram então pela seguinte posição.

Sabemos que hoje as populações mais vulnerabilizadas, como negros, indígenas, mulheres, LGBTTs, pessoas em situação de rua vem a cada dia perdendo espaço com essa política de terceirização e de colocar a iniciativa privada como alternativa para dar respostas as essas questões sociais. No nosso entendimento, o Estado tem o dever de dar conta das desigualdades sociais que foram construídas historicamente pela própria omissão do estado brasileiro. Sabemos que entre tantas populações, os cidadãos e cidadãs LGBTTs enfrentam todos os tipos de discriminação e exclusão social, e para nós, um estado democrático e aquele que prioriza essas populações com políticas públicas especificas para resgatar e dar dignidade a estas populações.

Neste sentido, entendemos que este modelo de Estado mínimo que está no atual cenário político brasileiro, só vai agravar esta situação e que nós enquanto sociedade civil, não vamos ser coniventes, com esta política adotada pela atual gestão da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Manteremos a autonomia da Parada Livre nas mãos do movimento social e estamos tornando pública esta realidade no sentido de sensibilizar a sociedade porto alegrense da atual situação. Não vamos aceitar a terceirização a Parada Livre e a perda de sua autonomia política para investidores privados ou da própria prefeitura municipal. Parcerias são importantes, mas sem a perda do protagonismo da realização do evento.

Por fim, destacamos que ainda não tivemos novo espaço de diálogo junto à prefeitura, informando sempre da impossibilidade da marcação da reunião com o prefeito ou mudanças de agenda, privilegiando outras pautas. Do mesmo modo, informamos que o responsável pela Coordenadoria da pauta LGBT no governo vem atacando e desmobilizando tais iniciativas de aproximação e produzindo inverdades por meio das redes sociais. Entendemos que esta posição da prefeitura é um ato de desrespeito ao histórico de luta e atuação dos movimentos que fazem a Parada Livre acontecer anualmente, bem como um não reconhecimento da importância do evento em seu formato singular de ocupação do espaço público e afirmação das identidades e dos Direitos LGBT.

Ressaltamos que pela primeira vez em 21 anos, não contaremos com o apoio da prefeitura municipal de Porto Alegre para o evento. Neste sentido, queremos este ano contar com o apoio da sociedade civil e, em especial, da população LGBTT porto alegrense, para realização do evento que ocorrerá no dia 26 de novembro no Parque da Redenção.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support