AGENDA: Lançamento da Cartilha “Mulheres com Deficiência – Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos”

LANÇAMENTO DA CARTILHA
“Mulheres com Deficiência – Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos”
Data: 24 de agosto de 2016 (quarta-feira)
Horário: 17h
Local: auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS) – Avenida João Pessoa, 919 – Porto Alegre (RS)
O Grupo Inclusivass e a ONG Coletivo Feminino Plural, em parceria com Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST e a Campanha He For She/RS da ONU Mulheres, convidam para o lançamento da Cartilha “Mulheres com Deficiência – Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos”.
O evento integra as atividades da XIX Semana da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre e marca os 10 anos da Lei Maria da Penha. Conta ainda com o apoio da Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre e do SINPRO/RS.

image description

#pracegover: capa da Cartilha. Em fundo de cor lilás escuro, em cima, em letras
brancas, está escrito: Mulheres com Deficiência Direitos Sexuais e Reprodutivos
Abaixo, em fundo lilás mais claro, que vai ficando branco, está o desenho de
três borboletas: da esquerda para a direita, uma borboleta laranja maior, no centro
uma borboleta azul menor, e à direita uma borboleta menor em tons de rosa.
No centro de cada borboleta há o símbolo de gênero (cruz para baixo)
Entre os desenhos das borboletas laranja e azul está escrito em letras roxas: GRUPO INCLUSIVASS

O Grupo Inclusivass e a ONG Coletivo Feminino Plural, em parceria com Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST e a Campanha He For She/RS da ONU Mulheres, convidam para o lançamento da Cartilha “Mulheres com Deficiência – Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos”.

O lançamento ocorrerá no dia 24 de agosto de 2016, das 17h às 19h, no auditório do Sinpro/RS. 

O evento integra as atividades da XIX Semana da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre e marca os 10 anos da Lei Maria da Penha. Conta ainda com o apoio da Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre e do Sinpro/RS.
No Brasil, há 25.800.681 mulheres com deficiência, o equivalente a 26,5% da população, segundo dados do IBGE (Censo de 2010). No Rio Grande do Sul, são 3, 5 milhões de mulheres com deficiência.  

A Cartilha “Mulheres com Deficiência Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos” traz informações sobre o que é e quais são os tipos de deficiência, e como se dá a intersecção com violência de gênero, diversidade sexual, religião, direitos sexuais, direitos reprodutivos, direito de atenção à saúde, além de trazer uma lista de telefones e endereços úteis das redes de atendimento.

Formado em 2014 com o objetivo de ampliar a participação e inclusão das mulheres com deficiência nas políticas públicas, o Grupo Inclusivass desenvolve projetos de conscientização de direitos e redução de barreiras para o exercício pleno da cidadania. O projeto intitulado TODAS SÃO TODAS visa a incluir as mulheres com deficiência nas políticas de enfrentamento à violência doméstica e demais políticas. 
Promoção: Grupo Inclusivass, Coletivo Feminino Plural e Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST
Apoio: Sinpro/RS, Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support