Concurso Acervo Enid Backes – Conhecimento é Poder abre seleção de trabalhos científicos sobre empoderamento político das mulheres

lugardemulher

Com objetivo de promover a discussão sobre a participação politica das mulheres no meio universitário o Coletivo Feminino Plural promove o Concurso Acervo Feminista Enid Backes – Conhecimento é Poder para a valorização de monografias, artigos, ensaios e relatos de experiência ligados ao tema central Empoderamento Político das Mulheres. Os trabalhos devem seguir as disposições previstas no edital disponível aqui: edital-concurso-acervo-enid-backes. As inscrições estão abertas de 1 de outubro a 20 de novembro de 2016 e terão como premiações a publicação em periódico acadêmico e a apresentação em Workshop em março de 2017.
A ideia parte de uma constatação de que a teoria feminista ainda não encontra o espaço que merece no campo da educação e as discussões sobre a Teoria de Gênero na estrutura curricular demonstram o quanto a universidade está desafiada a promover o debate. Por outro lado, há um crescente espaço de discussão que precisa ser qualificado com elementos teóricos e de pesquisa.
O concurso Acervo Enid Backes abordará exclusivamente o empoderamento político das mulheres em espaços formais e informais de participação. Propõe-se à reflexão sobre o empoderamento político das mulheres por meio de sua participação nos espaços formais e informais da política, as desigualdades de poder, a presença/ausência nos espaços de poder e decisão, impactos das violências, discriminações, estereótipos de gênero na presença/ausência das mulheres nos processos decisórios; e o debate sobre a qualidade da democracia e da cidadania frente à baixa representação das mulheres na política.
A iniciativa é feita em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia, sendo apoiada pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Mulher e Gênero da UFRGS, Núcleo de Estudos de Gênero da PUCRS, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Ética e Direitos Humanos da Pucrs, Programa de Extensão da Uergs, Programa de Gênero e Religião e Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST, Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (Comdim/POA).
O concurso tem por objetivo promover a reflexão e estimular a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, tendo como ênfase o empoderamento político das mulheres, com enfoque da diversidade e considerando o conceito de Justiça de Gênero contido na Política de Justiça de Gênero da Fundação Luterana de Diaconia, disponível em: http://www.fld.com.br/uploads/publicacoes/Poltica_de_Justia_de_Gnero_web.pdf.
Poderão participar estudantes dos níveis de Graduação e Pós Graduação do ensino superior do Rio Grande do Sul.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support