Coordenadoria e Centro de Referência da Mulher de Caxias do Sul recebem Coletivo Feminino Plural

Organizadoras apresentaram um protocolo de coleta de informações sobre casos de violência doméstica

via Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

A Coordenadoria da Mulher e o Centro de Referência da Mulher (CRM) receberam a organização não-governamental Coletivo Feminino Plural de Porto Alegre, no dia 17 de abril, na prefeitura. As organizadoras Leina Peres e Renata Teixeira Jardim representaram o Coletivo Feminino Plural no encontro.

O grupo apresentou um projeto de coleta de informações e metodologia para registros de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O Protocolo de Avaliação e Gestão de Risco produzido pelo grupo consiste na identificação do grau de periculosidade presente nessas determinadas situações.

O relatório, produzido por meio de coleta de informações das pessoas envolvidas, facilita a tomada de decisões para a prevenção de futuros atos violentos ou agravamentos. Já a gestão de risco descrita inclui estratégias de proteção e segurança das vítimas, além da contenção e responsabilização dos agressores.

A coordenadora do CRM, Thais Bampi, explica que o projeto pode agregar ao atendimento em Caxias do Sul.

“Já realizamos uma avaliação da situação das mulheres que procuram o CRM, com orientações de acordo em cada situação. Esse protocolo apresentado pelo Coletivo pode enriquecer nosso processo, porque é possível fazer um detalhamento mais fidedigno, avaliando o tipo de violência exercida, circunstâncias agravantes, percepção da situação de risco por parte da mulher e vulnerabilidade dela”, disse.

Em breve, o CRM apresentará o protocolo para a Rede de Proteção à Mulher, para ajudar a definir como a metodologia pode auxiliar a fornecer informações para a rede.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support