Dissertação de mestrado analisa relações e repertórios de ações de duas organizações feministas: Coletivo Feminino Plural e MMC

IMG_9089O Coletivo Feminino Plural recebeu de Valéria Calvi Amaral Silva, mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cópia de sua dissertação intitulada ” Análise das relações entre quadros interpretativos e repertórios de ação em duas organizações feministas”, defendida em 2013.

A pesquisa teve como objetivo analisar as relações estabelecidas entre as formulações teóricas e práticas no campo do feminismo, na qual teve como objeto empírico de trabalho o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e a organização não-governamental Coletivo Feminino Plural, ambas com atuação no estado do RS e identificadas com o feminismo.

A partir de conceitos como Movimento Social  –  entendido enquanto rede que admite uma diversidade de atores e proposições, a pesquisadora Valéria Silva (centro da foto) pode relacionar quadros interpretativos e as práticas de repertórios de ação, a fim de analisar elementos teóricos e práticos das organizações em estudo.

Para embasar a argumentação da pesquisadora, o estudo traz o resgate do desenvolvimento do feminismo no Brasil, em especial no RS, trazendo os contextos de surgimento do MMC e do CFP. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa relacional,  com entrevistas semi-estruturadas com as dirigentes e coordenadoras das organizações, bem como análise de documentos para apreender os quadros interpretativos.

A dissertação está disponível no acervo para consulta local na sede do Coletivo Feminino Plural e na biblioteca virtual da Ufrgs.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support