Empoderamento e direitos das meninas através da literatura na Oficina Expressão das Minas

via Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão

IMG_6088As meninas da Vila Nova Chocolatão mostraram que a literatura é capaz de inspirar discussões sobre o que é ser mulher e de transformar nosso corpo, nossa voz e nossos pensamentos em um território nosso – de liberdade e respeito. Durante os dias 9, 16 e 23 de agosto a Biblioteca Comunitária Chocolatão, da Ong Cirandar, nossa parceira, foi um espaço exclusivamente feminino durante a tarde para a realização da Oficina Literária Expressão das Minas, ministrada pela educadora e poetisa Ana dos Santos.

IMG_6142Durante o primeiro encontro, uma Roda de Conversa com o Coletivo Oluchi de Turbantes sobre corpos e empoderamento das mulheres negras tratou da importância de conhecermos aquelas que vieram antes de nós e valorizá-las, apresentou informações sobre a história e realidade das mulheres negras e do feminismo interseccional no Brasil e, é claro, ensinou as participantes a fazerem os turbantes. Após, a educadora Ana dos Santos falou sobre as escritoras negras mais importantes do País e, juntas, todas leram Não Vou Mais Lavar os Pratos, de Cristiane Sobral.

IMG_6005No segundo dia, foi o momento de conhecer algumas das principais escritoras negras do País e falar um pouco sobre estilos literários. Depois, foi feita uma chuva de ideias sobre as palavras Corpo, Mulher e Voz e as jovens escreveram as primeiras palavras que vinham à mente. O resultado não podia ser mais emocionante. São poemas cheios de força e reflexão, que você pode conferir nos vídeos. A despedida foi com a leitura de Mulata Exportação, da Elisa Lucinda

IMG_6102No terceiro encontro, todos os laços já estavam formados e tudo começou com a leitura de trechos das obras de Carolina Maria de Jesus. Cada frase rendeu comentários e discussões sobre o estigma da mulher negra de periferia, empobrecimento e marginalização, direitos humanos das meninas e espaço das mulheres na política brasileira.

O resultado de todos os compartilhamentos está no livro Expressão das Minas, confeccionado em conjunto e que conta com sete poemas escritos durante as aulas, a próprio punho pelas autoras – Kimberlly, Sheronlaine, Rafaele, Érica e Naná. O livro fará parte do Acervo Feminista Enid Backes e da Biblioteca Comunitária Chocolatão e estará à disposição de todas e todos em breve!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support