Estamos com Eleonora e contra a cultura do estupro

por Coletivo Feminino Plural

Eleonora Menicucci na solenidade de comemoração dos 10 anos de criação da Central de Atendimento à Mulher em 2015. Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O Brasil é marcado pela cultura do estupro, uma ameaça permanente às mulheres e de culpabilização das vítimas. Uma manifestação perversa das desigualdades de gênero, que se cruza com o racismo e a exclusão social.

Contra a realidade que afeta a vida de milhares de meninas e mulheres todos os anos no Brasil, cerca de 550 mil segundo estimativas do IPEA (2015), a ex-ministra Eleonora Menicucci teve um papel-chave. Na gestão de Dilma Rousseff, conduziu os debates para ampliar medidas legais e tipifica como crime hediondo e obrigatoriedade de atendimento pelos hospitais.

O enfrentamento à violência sexual ganhou dimensão midiática com várias campanhas em redes sociais com a denúncia ao primeiro assédio e o repúdio as manifestações misóginas no Congresso Nacional.

Esta semana, Eleonora foi condenada a pagar R$ 10 mil porque criticou o ministro da Educação do governo golpista, Mendonça Filho, por ter recebido Alexandre Frota no seu gabinete em maio do ano passado. A ex-ministra disse, na ocasião, que Frota “não só assumiu ter estuprado uma mulher, mas também faz apologia ao estupro”. Em 2015, o ator admitiu, em entrevista no programa de Rafinha Bastos, ter estuprado uma mãe de santo, fazendo-a desmaiar com a força com a qual pegou no seu pescoço.

Nós, ativistas do movimento de mulheres e feministas, consideramos retrógrada a decisão da juíza que a condenou, e apoiamos Eleonora, que está recorrendo da decisão. É uma manifestação do machismo presente nas instituições brasileiras, presente no poder judiciário e em quem toma decisões. Vamos denunciar em todos os lugares e nas redes internacionais e buscar reparação a essa lutadora pelos direitos humanos.

Saiba mais sobre o caso: Ex-ministra Eleonora Menicucci critica condenação: ‘Ataque a todas as mulheres’

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support