Evento marca lançamento do Grupo de Estudos Feminino Plural e publicação do Projeto Girassóis

IMG_2534

Cerca de 60 pessoas participaram, na quarta-feira passada (30 de setembro) do lançamento do livro “Saúde mental e gênero, novas abordagens para uma linha de cuidado”, organizado pelo Coletivo Feminino Plural.

O evento, realizado no Clube de Cultura de Porto Alegre, marcou também o lançamento do Grupo de Estudos Feministas e de Gênero e a abertura das inscrições para esta nova frente do Coletivo Feminino Plural ao se aproximar dos 20 anos.

Durante a reunião de mulheres de diferentes idades, etnias e regiões de Porto Alegre e de Canoas, Luisa Gabriela e Carolina Pommer, coordenadora e integrante do comitê-gestor do Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão, respectivamente, e Vanessa Silva, do Coletivo Feminino Plural, realizaram uma performance criada especialmente para a noite.

Após, a médica baiana especialista em saúde da mulher, Maria José Araújo, coonsultora do Projeto Girassóis, falou sobre a sua trajetória no movimento feminisma, as dificuldades ao escolher se dedicar à saúde mental da mulher e apontou alguns dos entraves para que o feminismo avance, dentre eles a busca por autonomia e a constante cooptação da sua pauta por outras instâncias. “Ainda assim, o movimento feminista é dos mais avançados, por questiona o patriarcado e o capitalismo e seu ideal de prazer”, defendeu.

Durante a apresentação da publicação, a integrante da Rede Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos e coordenadora do coletivo, Télia Negrão, lembrou da importância de se ter políticas voltadas especificamente para as mulheres.

O filme “O que há de errado com ela?”, de Mirela Kruel, feito com base nas discussões e nos relatos colhidos durante o projeto que estudou a relação entre desigualdade de gênero e saúde foi exibido ao final. Em breve, livro e filme estarão disponíveis à população em geral.

As inscrições para o grupo de estudos podem ser feitas na sede do Coletivo Feminino Plural (Rua Andrade Neves, 159- cjs 84 e 85 – Porto Alegre). Mais informações pelo telefone (51) 32215298.

Fonte: Projeto Girassóis, por Roberta Mello, publicado em 6 de outubro de 2015.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support