videoescolalilasDireitos das Meninas em Cena!

De um grupo de meninas e adolescentes da Restinga, participantes do projeto Contracenar para Transformar: Direitos das Meninas em Cena! surge a Performance de Teatro de Rua “As Bruxas”, adaptada da peça “Macbeth”, de William Shakespeare, inspirada nas feiticeiras e criada por um grupo de jovens mulheres da Restinga, em 2012, para falar da Intersecção entre HIV e Violência Contra Mulheres e Meninas.

O vídeo sobre a Esquete de Teatro “As Bruxas”, além de registrar a apresentação da performance, mostra momentos vividos durante a execução da Capacitação em Direitos Humanos das Mulheres e Meninas e em Formação Teatral, voltada para adolescentes e meninas, da Restinga, entre 14 a 18 anos. A partir das orientações das professoras de teatro Andressa Cantergiani Fagundes de Oliveira e Carolina Pommer, as jovens elaboraram o roteiro e a coreografia para a encenação teatral de rua e   intercruzaram os conteúdos do curso com suas realidades socioculturais. 

A performance de Teatro de Rua foi encenada no Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, em 2012, na Casa de Cultura Mário Quintana, durante a entrega do Prêmio de Boas Práticas da Campanha Ponto Final à Violência Contra Mulheres e Meninas e na abertura da Exposição “A arte Escondida”. 

A execução do projeto teve o apoio da Rede Parceria Social, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-RS, Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos e financiamento da CEEE. Este projeto integra o Programa Escola Lilás de Direitos Humanos, desenvolvido pelo Coletivo Feminino Plural. 

Participantes da Performance “As Bruxas”: 
Amanda Rodrigues dos Santos
Bruna Viola Dias Araújo
Gabriela Pooter da Roza Baptista
Inajara Gabrielle Duarte
Karla Caroline da Silva Souza Machado
Katiele Lopes Nunes
Larissa Kovaski Espindola
Mariana Kovaski
Regina Luísa Rodrigues Orio
Vitória da Rosa Borges

Coordenação do projeto: Léa Epping. Orientação teatral e Performática: Andressa Cantergiani Fagundes de Oliveira e Carolina Pommer. Direção: Mirela Kruel. Produção: Betina Monteiro. Realização: Coletivo Feminino Plural. Porto Alegre, 2012.

Agradecimentos:

À Rede Parceria Social, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-RS, Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, CEEE.
Às entidades e redes sociais da Restinga: CRAS Ampliado; CREAS Extremo Sul Restinga; Rede de Atendimento e Proteção aos Direitos das Crianças e Adolescentes da Região 07 – Restinga.
Às Escolas e centros educacionais: EMEF Dolores Alcaraz Caldas; EMEF Mário Quintana; Centro Infanto-Juvenil Monteiro Lobato; EMEF Prof Larry José Ribeiro Alves;  EEEM Raul Pilla; EMEF Governador Ildo Meneguetti; Escola Vinícius de Moraes; EMEF Vereador Carlos Pessoa de Brum; CECORES, CPIJ. 
Aos e às representantes do PROJOVEM e projeto PROTEJO Restinga.
Ao Jornal Vitrine e à TV Restinga.
À Casa de Cultura Mário Quintana.
À Campanha Ponto Final à Violência contra Mulheres e Meninas.
Às facilitadoras e professoras da Capacitação em Direitos Humanos e Formação Teatral.
E o nosso carinho especial à todas as jovens participantes do projeto e aos familiares e amigos/as destas. 
 
Obrigada!