Mulheres soropositivas de HIV buscam apoio em movimento nacional e regional

Simone e Emília reforçam as lutas do Movimento de Cidadãs Soroposithivas

Simone e Emília reforçam as lutas do Movimento de Cidadãs Soroposithivas (Foto: Márcio Silva)

Ana Celia Ossame Elas têm em comum não só o fato de serem soropositivas de HIV, o vírus transmissor da Aids, mas também de formarem uma corrente denominada Movimento Nacional e Regional das Cidadãs Posithivas (MNRCP), cujo objetivo é buscar o fortalecimento das relações e a melhoria da qualidade de vida. Catarina Raquel Fonseca, 31, Dalva Botelho Rodrigues, 74, Emília Soares Ferreira, 42, e Simone Bitencourt, 38, aprendem a “domar o leão” escondido dentro delas e querem que outras mulheres na mesma situação, tenham essa oportunidade.

Em encontro iniciado ontem e que encerra-se hoje no auditório da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Dourado (FMTDHD), Catarina Raquel está com o vírus há seis anos, transmitido pelo ex-marido, o que a obriga a diariamente ingerir três medicamentos obtidos na própria FMT, em programa do Governo Federal. “Nesses encontros, o importante é a troca de informações e experiências que são fundamentais para a nossa qualidade de vida. Ao lembrar que ao saber do diagnóstico, só pensou se teria tempo de criar o filho, de nove anos de idade, Raquel, como é mais conhecida, garante que esse propósito alimenta diariamente sua luta pela vida.

Conselhos

Dalva, chamada de guerreira e “HIVelha” pelas colegas, é exemplo às mais novas

Emília Soares Ferreira, representante para a Região Norte do Movimento Nacional de Cidadãs PositHIVas (MNCP) vive há 15 anos com o vírus, fato que a anima a ser uma batalhadora pela conscientização e formas de apoio às mulheres portadoras do HIV. “O movimento existe com esse propósito, além de buscar melhorias no atendimento e tratamento”, explicou.

Aos 74 anos de idade e há 13 soropositiva, dona Dalva Rodrigues diz que participar do movimento é importante porque pode aprender a viver melhor. Apelidada amigavelmente de “HIVelha” e de “guerreira”, Dalva, que é viúva e foi contaminada pelo ex-marido, aconselha as mulheres, tanto as mais jovens quanto as casadas, cujos maridos costumam manter relações sexuais na rua, sejam homossexuais ou não, a usarem preservativo nas relações. “É muito triste quando você não é só traída, mas é contaminada dessa forma. Mesmo com problemas numa das pernas, resultado de uma queda, Dalva não deixa de participar da reunião do movimento e nem dar conselhos para os filhos e netos. “Usem camisinha para não ter que ficar como eu, tendo que usar remédio todos os dias”, afirmou.

Fonte: Acrítica, publicado em 19 de setembro de 2014.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support