Partidos não atingem cota de 30% para mulheres

Gabriela Salcedo/Contas Abertas – O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) faz, desde março deste ano, uma campanha por rádio e televisão para incentivar mulheres a ingressarem em partidos e concorrerem às eleições. No entanto, mesmo com os esforços da Corte, a quantidade de mulheres já cadastradas para o pleito de outubro sequer atingiu a cota mínima instituída por partido ou coligação, de 30%.renan campanha participacao mulheres politica 300x190 150x150 Partidos não atingem cota de 30% para mulheres

No último sábado, cada partido cadastrou no TSE e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) seus candidatos. No somatório, obteve-se um total de 13.642 candidatos para todos os cargos. Destes, apenas 3.955 são mulheres, o que corresponde a 28,99%. A chamada “minirreforma eleitoral de 2009” (Lei 12.034/09) definiu que no mínimo 30% dos candidatos de cada partido ou coligação haveria de ser mulheres. Agora, os partidos têm até o dia 6 de agosto para preencher vagas remanescentes e, assim, cumprir a lei.

Ainda não foi apresentado os números discriminados por partido e coligação, mas se analisados a quantia global dos candidatos já cadastrados para as eleições de outubro, a diferença mais discrepante está na disputa para governador. Há 118 candidatos já cadastrados concorrendo aos cargos das 27 unidades federativas do Brasil. Destes, apenas 15 são mulheres, o que corresponde a 12,71%.

“O nosso sistema político é patriarcal, excludente e elitista. Não possibilita a chegada de novas lideranças nesse espaço do exercício do poder. As cotas, nesse sentido, permitem demonstrar e evidenciar a forma excludente e patriacal que o sistema político foi formado”, explica a socióloga e fundadora do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), Guacira Oliveira.

Com as cotas, houve a tentativa de deixar as eleições menos desiguais na questão de gênero, no entanto, o número de candidatas – para não se apelar com as eleitas – longe está de ser proporcional à quantidade de mulheres do país. Enquanto se tenta estabelecer uma representatividade de 30% na concorrência de cargos políticos do país, as mulheres se traduzem em 51,5% da população brasileira (110,5 milhões).

“Mesmo cumprindo as cotas, o número de mulheres eleitas permaneceu praticamente o mesmo. Pelo sistema eleitoral, só se elege quem já está aliado ao poder econômico ou no poder. E as mulheres não estão nesse espaço,” aponta Oliveira.

Se analisado o quadro geral dos eleitos na esfera federal, nota-se que essa cota não passa da barreira do pleito. Atualmente, tem-se no poder máximo do executivo uma mulher, entretanto, das 27 unidades federativas do país, apenas duas (7,4%) são governadas por mulheres: Maranhão e Rio Grande do Norte.

Na Câmara Legislativa, dos 513 deputados federais em exercício, 45 são mulheres, ou seja, apenas 11,4% das cadeiras são preenchidas por deputadas. No Senado, o quadro não apresenta diferenças notáveis. Dos 81 senadores em exercício atualmente, apenas dez são mulheres, ou seja, apenas 12,3%.

A especialista ainda apontou dificuldades como dupla ou tripla jornada da mulher (trabalho, casa e vida política) para se legitimar como possível candidata e pouco suporte de políticas públicas para o ingresso da representação feminina. Segundo ela, o tempo e os recursos investidos nas propagandas eleitorais de mulheres são significativamente menores do que os dos homens. “Não existe um compromisso político dos partidos em relação a igualdade de gênero”.

Para finalizar, Oliveira ainda apontou que não basta estabelecer cotas se todo o sistema continua o mesmo. Para ela, é preciso uma reforma política radical, pois só desta maneira se modificaria o panorama atual, considerado incapaz de promover sua própria democratização, por sua vez, a justiça e a igualdade.

Publicado em Monitoramento da Cedaw, em 14 de julho de 2014.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support