Procuradoria da Mulher faz primeira reunião na Câmara

Foto: Michel Cortez

Participantes definiram plano de trabalho e objetivos para este ano

A Procuradoria Especial da Mulher, da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizou, nesta quarta-feira (24/6) pela manhã, sua primeira reunião de trabalho. Escolhida para ser a primeira procuradora especial da Mulher na Câmara, a vereadora Sofia Cavedon (PT) presidiu a reunião, que debateu os objetivos a serem alcançados e o plano de trabalho a ser desenvolvido neste ano.

Sofia lembrou que o projeto de sua autoria criando a Procuradoria, aprovado pela Câmara em maio passado, havia sido idealizado ainda em 2011, quando ela era a presidenta da Casa. “Queremos que a Procuradoria trabalhe e promova ações coletivas, transformando as demandas em políticas de gênero relacionadas à mulher na Câmara Municipal. Serão priorizados três eixos: escuta e ouvidoria; fiscalização e proposição de leis; informação e formação para o empoderamento.”

A jornalista Vera Daisy Barcellos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, destacou a necessidade de se trabalhar na conscientização e informação, evitando “falas equivocadas quanto ao conceito de gênero, raça e etnia”. Lembrando que nos dias 14 e 15 de agosto será realizada a 6ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, Vera Daisy propôs que a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara tenha uma banca instalada durante o evento, bem como sugeriu que houvesse a publicização dos atos da Procuradoria e a participação ativa dos gabinetes parlamentares.

Como resultado dos debates, foram elencadas as seguintes ações e objetivos a serem alcançados: criação de um sítio eletrônico da Procuradoria; elaboração de um material gráfico para divulgação da nova instância; criação de uma Ouvidoria da Mulher, na Câmara, ligada à Procuradoria; elaboração de uma cartilha com informações e contatos relativos à temática de gênero; criação de um comitê gestor para a Procuradoria; reedição atualizada da coletânea de leis municipais que tratem de políticas para as mulheres; valorização das iniciativas das vereadoras; promoção de audiências públicas sobre temas relativos a políticas de gênero; agilização de projetos de lei em tramitação na Casa que tratem de políticas públicas para as mulheres; elaboração de calendário de atividades e eventos; realização de uma Quinta Temática, em sessão ordinária da Câmara, para debater o cumprimento da Lei Maria da Penha; e mapeamento das organizações dos movimentos sociais que sejam atuantes na temática de gênero voltada às mulheres.

As participantes da reunião ainda definiram que a Procuradoria atuará também em atividades externas junto à comunidade e desenvolverá políticas de comunicação pública, bem como agendará uma reunião com a presença da secretária adjunta dos Direitos da Mulher, Walesca Vasconcellos, para debater a aplicação das políticas em defesa da mulher no Município.

Também participaram da reunião as seguintes representantes: Cláudia Prates, assessora do gabinete da vereadora Sofia Cavedon (PT); Marta Dueñas, coordenadora de Comunicação da Câmara de Porto Alegre; Sandra Keskinof, médica do Ambulatório da Câmara; Daniela de Souza da Silva, assessora da vereadora Mônica Leal (PP); Telassim Lewandowski, do PT/RS; Any Moraes, da bancada do PT/RS, Rosana Caillava, assessora da vereadora Séfora Gomes Mota (PRB); Andréia Cardoso, assessora do gabinete da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL); e Denise Argemi, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no RS.

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre, Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400).  Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481), publicado em 24/06/2015.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support