Procuradoria recomenda mamografia a partir dos 40 anos

Diário de Pernambuco – O Ministério Público Federal em Bauru (SP) recomendou aos municípios da região de Botucatu que realizem exames de mamografia em todas as mulheres a partir dos 40 anos. Atualmente as secretarias de saúde dos municípios limitam a realização do exame para mulheres entre 50 e 69 anos por causa de uma portaria do Ministério da Saúde de 2013.

Em novembro do ano passado, a pasta estabeleceu novas regras para realização do exame de mamografia, restringindo-o a pacientes dessa faixa etária. Segundo o MP, a faixa dos 50 aos 69 anos é definida como público prioritário para a realização do exame preventivo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e seguida pela pasta com base em estudos que comprovam maior incidência da doença e maior eficiência do exame.

No entanto, a recomendação expedida pelo procurador da República Carlos Roberto Diogo Garcia aos prefeitos pede que os municípios adotem as providências necessárias ao cumprimento dos termos da Lei 11.664/2008, que garante a realização do exame a partir dos 40 anos.

Segundo a lei, o Sistema Único de Saúde (SUS) deve assegurar ainda a assistência integral à saúde da mulher, incluindo amplo trabalho informativo e educativo sobre os cânceres do colo uterino e de mama, a realização de exame do colo uterino a todas as mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual, independentemente da idade, o encaminhamento a serviços de maior complexidade das mulheres cujos exames citopatológicos ou mamográficos ou cuja observação clínica indicarem a necessidade de complementação diagnóstica.

A recomendação foi enviada aos municípios de Anhembi, Areiópolis Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Pardinho, Porangaba, Pratânia, São Manuel e Torre de Pedra. Todos tem 15 dias para informar o acatamento ou não da recomendação.

Fonte: Diário de Pernambuco, publicado em 06/10/14.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support