O programa de Radioweb “Vozes Plurais” tem o objetivo de valorizar as vozes de mulheres ativistas em diversas áreas de atuação: mulheres negras, mulheres com deficiência, mulheres nas artes e na cultura, mulheres agricultoras, mulheres que lutam por políticas públicas, mulheres LBT.

Acesse o blog: vozespluraisradioweb.blogspot.com.br

Para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto de 2018, foram divulgados no site do Sul 21 uma série de quatro programas de áudio que tratam do tema sob a ótica das mulheres com deficiência:

Os programas Vozes Plurais – Edição Especial na Semana da Pessoa com Deficiência são resultado de uma parceria do Grupo Inclusivass, Coletivo Feminino Plural e Sul 21.

Programa 1: Os 4 anos do Grupo Inclusivass
Saiba quem são as Inclusivass e por que o trabalho deste grupo é tão importante

Programa 2: Acessibilidade em bancos, museus e nas ruas de Porto Alegre (RS)
O segundo programa da série Vozes Plurais – Edição Especial na Semana da Pessoa com Deficiência apresenta os problemas de acessibilidade e mobilidade enfrentados por mulheres com deficiência nas ruas, bancos, museus e outros espaços públicos na cidade de Porto Alegre (RS). Participaram deste programa: Lelei Teixeira (jornalista), Bruna Schatschineider e Josiane França (integrantes do Grupo Inclusivass), Denise Falkenberg Corrêa (diretora da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul – Fetrafi/RS) e Flavia Boni Licht (arquiteta).

Programa 3: Políticas Públicas para Mulheres com Deficiência
No terceiro programa da série Vozes Plurais – Edição Especial na Semana da Pessoa com Deficiência, as integrantes do Grupo Inclusivass Carol Santos e Josiane França entrevistam a advogada Priscilla Selares, diretora executiva da empresa Sistema de Inclusão de Multiprofissionais – SIM Social, de São Luís (MA), membro do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão. Elas falam sobre como os cortes de gastos em saúde afetam as políticas públicas voltadas para as mulheres com deficiência, e quais as principais demandas.

Programa 4: Campanhas para armar as pessoas podem aumentar os feminicídios
No quarto e último programa da série Vozes Plurais – Edição Especial na Semana da Pessoa com Deficiência, as integrantes do Grupo Inclusivass Josiane França e Bruna Schatschineider e a jornalista Clara Glock conversam com Vitória Bernardes, integrante da Rede Desarma Brasil, e Aline Kerber, socióloga e especialista em segurança cidadã, sobre controle de armas e como campanhas para armar a população podem resultar no aumento de feminicídios, ou tentativas de feminicídios que vão deixar sequelas nas mulheres.

No dia 28 de maio – Dia Internacional de Ação pela Saúde Integral das Mulheres, o programa de Radioweb Vozes Plurais se uniu à Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe (RSMLAC) na Maratona de Rádio para falar do tema Saúde Integral das Mulheres. Em uma roda de conversa e em programas para dar início aos debates, ativistas reunidas pelo Coletivo Feminino Plural vão falar sobre o direito ao aborto.

Nivia Nunes, de La Paz, Cuba. Mora no Brasil desde o ano 2000. Feminista, enfermeira, teóloga, professora.

Telia Negrão, cientista política, fundadora do Coletivo Feminino Plural e conselheira consultiva da Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericana e do Caribe: 

“Vozes Plurais no Mês 8M” é uma produção de Clara Glock e Camila Silva para o Coletivo Feminino Plural e conta com apoio do Jornal Extra Classe.