Reforço no combate à violência contra a mulher

Santa Maria tem previsão de instalação da Sala Lilás e passa a ter Patrulha Maria da Penha

Santa Maria conta com uma Patrulha para atender casos de Maria da Penha (Divulgação BM /A Razão )
Santa Maria conta com uma Patrulha para atender casos de Maria da Penha (Divulgação BM /A Razão )

A Secretaria de Segurança Púbica Estadual e a Secretaria de Políticas para as Mulheres apresentaram hoje, em Santa Maria, o projeto da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar e o ônibus Lilás, local para atendimento para mulheres vitimas de qualquer tipo de violência. A solenidade de lançamento da Patrulha ocorre às 16h, na Praça Saldanha Marinho.

Conforme a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres do Governo Estadual, Salma Farias Valencio, o ônibus Lilás permanecerá por uma semana em Santa Maria para atendimento às mulheres vítimas de violência. Uma equipe multidisciplinar estará atuando para informar e fazer os encaminhamentos que forem necessários. Salma Farias vai ainda tratar com autoridades locais a instalação da Sala Lilás para atendimento permanente às mulheres do município e região.

De acordo com o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Cesar Faccioli, em 90% dos casos de violência contra a mulher, o agressor é o chefe da família. “Por isso, um dos focos do projeto do governo do Estado é fomentar a capacitação e inserção da mulher no mercado de trabalho”, afirma.

Patrulha em defesa das mulheres – No caso da Patrulha Maria da Penha, policiais especializados em atendimento a vítimas de violência deverão estar nas ruas. A Patrulha tem a missão principal de fiscalizar o cumprimento de Medidas Protetivas de Urgência, solicitadas pelas vítimas de violência doméstica. “Todo turno há Maria da Penha, vai de simples ameaça até grave lesão, os piores casos acontecem nos finais de semana, a patrulha será de enorme ajuda”, acredita o major Paulo Antônio Flores de Oliveira, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada.

SALA LILÁS

Santa Maria também receberá a Sala Lilás para atender mulheres vítimas de violência. O local é um espaço especializado, junto ao Departamento Médico-Legal de cada cidade, que oferece atendimento médico, psicológico e social, logo após o crime.

Em Santa Maria, segundo dados da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), pelo menos 12 casos de violência contra a mulher são registrados por dia, sendo três de agressões físicas. A DEAM é localizada em frente à Praça Saturnino de Brito, no Centro de Santa Maria. Na cidade há ainda uma casa de abrigo, caso a vítima precise se afastar do agressor. Para entrar em contato com a DEAM, o telefone é 54 3222 9646.

Fonte: A Razão , publicado em 30/06/2015

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support