Restinga sedia a II Roda de Conversa sobre Feminismos e Relações de Gênero

pontofotoO Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão realiza mais uma série de ações na Restinga, na próxima terça-feira (8 de setembro de 2015), das 14h30min às 17h30min, acontece a II Roda de Conversa sobre Feminismos e Relações de Gênero. Neste mesmo dia serão realizadas inscrições para oficina de grafite, destinada apenas para meninas, com a Grafiteira Gabee Mérqs, de Santa Maria. As oficinas terão início no dia 14 de setembro de 2015 e acontecem às segundas e terças, na sede
da Associação Chácara do Banco, na Restinga.

A associação, localizada na Travessa F. nº 20, Restinga, integra o Comitê Gestor Local do projeto e será palco de encontro entre mulheres artistas/ativistas e jovens moradoras da comunidade.

A roda de conversa contará com a presença da Antropóloga Leina Peres, do Coletivo Feminino Plural, da MC Flor do Guetto, representante da Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop e da Grafiteira Gabee Mérqs, de Santa Maria. Com o objetivo de fortalecer as mulheres para sua autonomia e exercício dos direitos humanos e cidadania as ações do projeto focam na transversalização de gênero e raça e direitos humanos, abordando o corpo das mulheres como um espaço revestido de sem tidos historicamente construídos.

Oficina de Break para meninas deu início as ações de Hip-Hop feminino, em parceria com a Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop, ministradas pela Bgirl Ceia Santos. Entre os meses de junho e julho de 2015, mais de 20 meninas participaram dos encontros na Escola Alberto Pasqualini. No mês de setembro iniciam as oficinas de Grafite e em outubro serão realizadas a oficina de MC e uma intervenção na Esplanada da Restinga, atividades que encerram as ações de Hip-Hop, nesta primeira etapa.

O projeto, coordenado pelo Coletivo Feminino Plural é um convênio realizado entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Cultura do Estado, e o Ministério da Cultura Federal através da Lei Cultura Viva. Contemplado no Edital 11/2012 da “Rede RS de Pontos de Cultura”, o projeto visa integrar inúmeras agentes sociais com forte presença cultural e inseridas em diversificadas áreas de atuação para a promoção de ações de formação e difusão da arte e da cultura numa perspectiva feminista.

Atividades gratuitas

Sobre o Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão é um projeto coordenado pela ONG Coletivo Feminino Plural em parceria com outras entidades e produtoras culturais. Integra a Rede Nacional dos Pontos de Cultura e surge através do desejo de acionar o corpo, em especial o corpo das mulheres, como território de múltiplas possibilidades de expressão. Os direitos sexuais e reprodutivos são trazidos para a cena como vetores para questionar a secular tentativa de destituição da autonomia das mulheres de explorar o corpo na perspectiva de sua autodeterminação como sujeito.

Serão provocadas ações (através de oficinas, saraus, apresentações e ativismo) que interpelem as desigualdades produzidas historicamente e mantidas pelos padrões culturais. O público alvo são mulheres que tenham interesse em fruir, promover e viver a arte e seus corpos para além das convenções e imposições que a cultura machista reverbera cotidianamente.

O projeto originou-se do convênio entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Cultura do Estado, e o Ministério da Cultura, com a Lei Cultura Viva, contemplado no Edital 11/2012 da “Rede RS de Pontos de Cultura”. O Coletivo Feminino Plural, a Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, a ONG Cirandar, a Associação Cultural Beneficente Ilê Mulher, a Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, as atrizes/performers Andressa Cantergiani e Carolina Pommer, a diretora de cinema Mirela Kruel e o Grupo Inclusivass de mulheres com deficiência integram o Comitê Gestor do Projeto, que tem como linhas fundamentais a transversalização de gênero, raça e direitos humanos.

Orientado pela ideia de descentralização, o Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão percorrerá lugares por onde as suas integrantes atuam e se articulam em parcerias, fomentando as expressões locais e compartilhando saberes, tendo como foco as meninas que moram no Bairro Restinga. Transformar o mundo transformando a si mesmas é um dos fundamentos do feminismo e guiará essa trajetória.

A sede do Coletivo Feminino Plural, na Rua Andrade Neves, em Porto Alegre, tem sido utilizada como ponto de encontros do Ponto de Cultura Feminista. No entanto, um Comitê Gestor local, no Bairro Restinga, prevê a ampliação das parcerias e a escolha dos locais e espaços de referência do projeto.

Fonte: Ponto de Cultura Feminista: Corpo, Arte e Expressão, publicado em 04 de setembro de 2015, por Roberta Mello/Coletivo Feminino Plural.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support