Sala de Situação avalia estratégias de prevenção à violência de gênero contra meninas

IMG_6016Analisar o trabalho realizado pelo projeto Escola Lilás de Direitos Humanos na Restinga e refletir sobre os desafios de trabalhar com jovens, principalmente das periferias, motivou a equipe do Coletivo Feminino Plural (CFP) a realizar uma Sala de Situação sobre estratégias de prevenção à violência de gênero contra meninas. A reunião ocorreu no dia 26 de julho, às 14h, na sede do CFP e reuniu 10 mulheres, entre educadoras com experiência na região e especialistas no trabalho de prevenção da violência contra meninas e mulheres e junto à juventude.

A Escola Lilás de Direitos humanos é fruto de uma sistematização em 2010 das experiências do coletivo junto ao público de adolescentes e jovens, definindo- o como um programa de educação de jovens mulheres de contextos diferenciados para o exercício dos Direitos Humanos e do Protagonismo, articulando com a formação de redes e tendo como princípio a solidariedade entre grupos. O objetivo das ações da Escola Lilás é promover o fortalecimento das meninas para o exercício da cidadania, enfocando os Direitos Humanos através de novas formas de ensinar e aprender.

IMG_6023Na sua terceira edição, observamos algumas dificuldades de realizar o trabalho educativo com as adolescentes na Restinga, bem como, nas atividades do Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão, destinado a esse público. Assim sendo, decidimos propor como última atividade da Escola Lilás 2015/2016 uma sala de situação para discutir com agentes locais e estudiosas do tema de juventude e gênero os desafios relacionados ao conjunto de obstáculos de gênero, raça e classe no trabalho da ação educativa com mulheres adolescentes e jovens. O encontro pretendeu promover a reflexão acerca dos obstáculos e barreiras crescentes a participação das meninas em estratégias de prevenção a violência e em seu empoderamento.

Estavam presentes a psicóloga Branca Regina Chedid, a coordenadora do Creas Restinga, Sandra Fouchard, a jornalista com experiência em oficinas de leitura crítica da mídia junto a jovens, Clara Glock, a assessora pedagógica do programa Jovem Aprendiz Mesquita, a psicóloga Cristina Bruel, a cientista social e coordenadora do Coletivo Feminino Plural, Telia Negrão, a cientista social e coordenadora de comunicação do CFP, Léa Epping, a coordenadora da Escola Lilás Leina Peres, e as oficineiras que participaram do projeto, Vanessa Silva, estudante de História, e Roberta Mello, jornalista. O debate foi gravado e todas as dicussões irão resultar em um artigo a ser disponibilizado em uma cartilha sobre violência em fase de elaboração pelo Coletivo Feminino Plural.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support