Sexta edição do Fórum para discutir violência doméstica contra a mulher será em Campo Grande/MS, em novembro

Sexta edição do Fórum para discutir violência doméstica contra a mulher será em Campo Grande/MS, em novembro

Regina Bandeira – A violência doméstica contra a mulher, o feminicídio, o aborto e as políticas públicas voltadas para o enfrentamento à violência e ao tráfico internacional de mulheres serão os principais temas do VI Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), que ocorrerá em Campo Grande/MS, entre os dias 5 e 7 de novembro. O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJMS), por intermédio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, em parceria com a Escola Judicial do Mato Grosso do Sul (Ejud-MS) e com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os presidentes dos tribunais deverão indicar os juízes para o evento e terão prioridade os responsáveis pelas varas de violência doméstica e suas equipes. São 200 vagas e, a depender do total de inscritos, poderão ser abertas inscrições para pesquisadores e interessados no assunto.

A Coordenadora do Movimento Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do CNJ, conselheira Ana Maria Amarante, fará a abertura do Fórum, no dia 5 às 19h30, com a palestra O Poder Judiciário e a Lei Maria da Penha. Na avaliação da conselheira, o Fórum, que congrega magistrados de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal envolvidos com a temática de violência de gênero, tem grande importância, principalmente pelos enunciados decididos durante o evento.

Desde que foi criado, em 2009, o Fonavid vem orientando os procedimentos dos operadores do Direito e servidores relativos aos casos de violência doméstica. Já foram criados 26 enunciados. O enunciado número 1, por exemplo, estabelece que, para a incidência da Lei Maria da Penha, não importa o tempo de relacionamento entre a vítima e o agressor, nem o tempo decorrido desde o seu rompimento. Confira aquios enunciados das cinco últimas edições do Fonavid.

Durante o evento, a especialista em ciências criminais Carmen Hein de Campos abordará as relações sociais de gênero; o juiz de Direito do estado de São Paulo José Henrique Torres falará sobre os direitos sexuais, reprodutivos e feminicídio; e a secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, vai destacar a chamada rede de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Na sexta-feira (7/11), último dia do encontro, a conselheira do CNJ Luiza Cristina Frischeisen falará sobre a perspectiva da aplicação da Lei Maria da Penha nos dias atuais. A programação e outras informações sobre o VI Fonavid podem ser acessadas aqui ou na página inicial do TJMS (www.tjms.jus.br).

O Fonavid tem como objetivo levantar questões relacionadas à aplicabilidade da Lei Maria da Penha (n. 11.340/2006), buscando a troca de experiências e a compreensão dos aspectos jurídicos da legislação. Existem hoje no País 89 juizados especializados em violência doméstica e familiar, mas a grande maioria deles está localizada nas capitais. Só no Distrito Federal, são 20 juizados.

Fonte: Agência CNJ de Notícias em 01 de outubro de 2014.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support