[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]
INCIDÊNCIA POLÍTICA
Pelos Direitos Humanos e Cidadania das Mulheres e das Meninas
Somos uma organização feminista comprometida com a defesa dos Direitos Humanos e Cidadania das Mulheres e das Meninas desde a fundação, em 1996, em Porto Alegre. Nossas ações visam a enfrentar todas as formas de violência, discriminação e desigualdades sociais com base em questões de gênero, raça, etnia, classe, orientação sexual, deficiência. Trabalhamos por uma sociedade mais justa econômica e socialmente, antirracista, inclusiva e democrática.
A partir da teoria feminista defende-se que a democracia não será tal se forem mantidas barreiras que se afastem do exercício efetivo de poder político, econômico e social para metade da população. A democracia substantiva deve assegurar que as mulheres são sujeitas ativas de acordos e não apenas objeto de políticas públicas.
Assim, trabalhamos para:
- Contribuir para repensar a cidadania e a democracia, reconhecendo o papel das mulheres como sujeitas ativas e participantes dos acordos políticos.
- Divulgar o pensamento político feminista, bem como as iniciativas de cooperação para o desenvolvimento de organizações de mulheres e movimento associativo em geral através de suas diferentes experiências e estratégias de ação.
- Preparar propostas para influenciar a cooperação para o desenvolvimento, recuperando a agenda feminista dos direitos políticos e cidadania como cenário para o futuro e avanço das mulheres.
Constituem as ações permanentes da organização: o acesso à saúde integral e gratuita, o livre exercício dos direitos sexuais e direitos reprodutivos, a ampliação da presença de mulheres em espaços de poder e decisão, a valorização das expressões artísticas e culturais, entre outras.
Na luta pela cidadania e contra todas as ameaças e retrocessos no campo das liberdades e direitos, nossa organização se une com diversos setores da sociedade para ampliar a consciência democrática, defender o estado de direito e resistir às ameaças e aos ataques aos direitos de expressão, manifestação e organização das mulheres, em especial das defensoras de direitos humanos.
Nossas frentes de atuação:
Fortalecimento de mulheres e jovens para o ativismo feminista e para a ocupação dos espaços que almejem na sociedade através de capacitações, da promoção das expressões artísticas, da cultura e da comunicação.
Advocacy político por direitos e controle social das políticas públicas, do âmbito local ao global.
Fortalecimento das políticas públicas para o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres.
Desde sua fundação, atua em redes e articulações em vários níveis, como a Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe, a Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, o Movimento Nacional de Direitos Humanos e campanhas nacionais e internacionais por direitos e autonomia das mulheres.
Integra conselhos de direitos, participa de comitês e frentes e monitora o cumprimento dos tratados internacionais de direitos humanos das mulheres.
É uma entidade aberta para acolher mulheres de toda as idades para o compartilhamento de experiências e saberes.
PARTICIPAÇÃO EM FÓRUNS, REDES E MOVIMENTOS
O Coletivo Feminino Plural tem na sua concepção a participação e incidência política das mulheres, sendo assim integra os seguintes fóruns, conselhos, comitês e redes:
- Fórum Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Porto Alegre;
- Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente;
- Jornada Estadual pelo Fim da Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente (Comissão organizadora);
- Movimento pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes RS;
- Campanha Ponto Final na Violência Contra Mulheres e Meninas (coordenação);
- Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre (membro);
- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Porto Alegre (Presidência);
- Fórum ONG Aids RS (integrante da coordenação);
- Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos (Conselho diretor);
- Rede de Saúde da Mulher Latinoamericana e do Caribe;
- Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (integrante de comissões);
- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Canoas ( conselheiras);
- Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose do RS (Presidência);
- Fórum Permanente da Mobilidade Humana (FPMH/RS);
- Conselho Nacional de Saúde (comissões);
- Movimento Nacional de Direitos Humanos;
- Conselho Estadual de Direitos Humanos (Conselheira)
- Frente pela Legalização do Aborto RS;
- Frente Nacional pela descriminalização e legalização do Aborto;
- Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência RS;
- Grupo Inclusivass – formado por mulheres com deficiência desde 2014, atua no monitoramento de políticas públicas e enfrentamento à violência contra as mulheres com deficiência (apoio);
- Grupo Impulsor Comitê He for She.
- Rede RS dos Pontos de Cultura
- Fórum Permanente de Combate à Intolerância e ao Discurso de Ódio
Parceria com núcleos de estudos acadêmicos para desenvolvimento de pesquisas e ações conjuntas voltadas para as políticas públicas, implementação de seminários e publicações, em especial sobre violência e direitos sexuais e reprodutivos, entre os quais: Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero da UFRGS para realização de estudos, pesquisas e publicações sobre políticas públicas; Núcleo de Estudos sobre Gênero e Violência da PUCRS; Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Direitos Humanos e Violência da PUCRS; BiotecJUS da UNISINOS; Núcleo de Gênero e Religião da Faculdade Superior de Teologia sobre Teologia e Sexualidade, Saúde Reprodutiva e Direitos. Mantém convênios com a UFRGS, PUCRS, Ulbra, Uniritter, Unilassale, Uniasselvi, e outras, para estágios em projetos e serviço.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]