QUEM SOMOS

O Coletivo Feminino Plural de Porto Alegre (RS/Brasil) é uma organização feminista não governamental fundada em 1996 por um grupo de mulheres identificadas com a luta pelos direitos humanos e cidadania de mulheres e de meninas.

Atuamos no movimento de mulheres por meio de articulações locais, regionais, nacionais e internacionais, integrando redes e campanhas, propugnando por políticas públicas, o cumprimento dos instrumentos nacionais e internacionais de direitos humanos das mulheres e o fim de todas as formas de violências e discriminações sobre mulheres e meninas.

Trabalhamos pelo empoderamento feminino, entendido como a possibilidade de dominar linguagens, símbolos, ferramentas, que permitam o exercício do poder e decisão e livre circulação nos mundos público e privado. Participa de espaços de poder e decisão e atua no controle social das políticas públicas. Integra grupos de relatoria e monitoramento das Convenções e Tratados Internacionais. Presta assessoramento e consultoria sobre políticas públicas, ministra cursos e capacitações.

Confira o Estatuto do Coletivo Feminino Plural 2020 aqui: Estatuto

Nossa Missão:

Contribuir para o empoderamento das mulheres e das meninas, promovendo seus direitos humanos e sua cidadania plena, com respeito às diferenças e à justiça social.

Coordenação do Coletivo Feminino Plural

Coordenadora Executiva: Tereza Cristina Bruel dos Santos
Coordenadora de Secretaria: Thais Pereira Siqueira
Coordenadora de Finanças: Claúdia Sobieski Costa

Suplentes de Coordenação: Mariza Aparecida Chuma Iracet, Elisandra Carolina dos Santos.

Conselho Fiscal: Neusa Selma Lyrio Heinzelmann, Fatima Maria de Freitas Soares

Suplentes: Ewelin Monica Patiri Navarro Canizares e Tatiana Leal dos Santos

Conselho Consultivo: Vanessa Rodrigues da Silva, Marlene Neves Strey, Terezinha Maria Woeffel
Vergo, Luisa Gabriela Santos, Rossana Klippel de Souza José, Daiane Lopez Peixoto, Roberta Mello de
Oliveira, Tatiane Leal dos Santos.

Colaboradoras:

  Angélica Celeste Mirinhã Telia Negrão Marlene  Neves Strey Terezinha Maria Woeffel Vergo Amanda Santos Machado Marcia Ivana da Silva Falcão Bruna Schactschineider Niara Luiza de OliveiraRamos      

Participações e parcerias

Conselhos:

Conselho estadual dos Direitos da Mulher/RS, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher/POA, Conselho Municipal de Saúde/Cismu/POA e Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Fóruns:

Fórum Municipal da Mulher, Fórum Estadual da Mulher, Fórum da Criança e do Adolescente, Fórum Ong Aids, Movimento pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Fórum pelas Liberdades Laicas.

Em nível nacional:

Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (Sede da Regional do RS), Movimento Nacional de Direitos Humanos, Observatório pela Implementação da Lei Maria da Penha e Levante Feminista Contra o Feminicídio nacional e RS. 

Em nível internacional:

Associada à Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe (RSMLAC); Associada à Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos; Associada à Campanha por uma Convenção dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Associada à Associação para os Direitos da Mulher no Desenvolvimento (AWID).

Marcos teóricos:

Política de Associadas:

O Coletivo Feminino Plural de Porto Alegre (RS/Brasil) é uma organização feminista não governamental fundada em 1996 por um grupo de mulheres identificadas com a luta pelos direitos humanos e cidadania de mulheres e de meninas. Atuamos no movimento de mulheres por meio de articulações locais, regionais, nacionais e internacionais, integrando redes e campanhas, propugnando por políticas públicas, defendendo o cumprimento dos instrumentos nacionais e internacionais de direitos humanos das mulheres e pelo fim de todas as formas de violências e discriminações sobre mulheres e meninas.
Trabalhamos pelo empoderamento feminino, entendido como a possibilidade de dominar linguagens, símbolos, ferramentas, que permitam o exercício do poder e decisão e livre circulação nos mundos público e privado. Participamos de espaços de poder e decisão e atuamos no controle social das políticas públicas. Integramos grupos de relatoria e monitoramento das Convenções e Tratados Internacionais. Prestamos serviços de execução, assessoramento e consultoria de políticas públicas. Ministramos cursos e capacitações.
Temos a missão de contribuir para o empoderamento das mulheres e das meninas, promovendo seus direitos humanos e sua cidadania plena, com respeito às diferenças e às justiças de gênero e social.
Poderão ser admitidas como sócias efetivas, conforme estatuto vigente, todas as mulheres que concordarem com seu programa e seu estatuto e se disponham a defendê-los. O ingresso no quadro social se dará através de preenchimento de ficha de filiação abonada por uma associada ou pela coordenação.
A qualidade de associada é pessoal e intransferível. Conforme o art. 57 do Código Civil, a exclusão da associada só será admissível havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso.

São direitos das sócias:
a) Frequentar a sede da entidade, utilizando suas dependências e serviços, desfrutar de seus benefícios, de acordo com normas internas;
b) Tomar parte das reuniões e das assembleias gerais com direito a voz e voto;
c) Recorrer das decisões em órgão de deliberação e interpelar a coordenação sobre todos os assuntos referentes à entidade;
d) Eleger e ser eleita para coordenação, bem como indicar novas associadas.

São deveres das sócias:
a) Zelar pelo bom nome da organização e pela aplicação de seu estatuto;
b) Auxiliar na implementação de suas decisões e objetivos, acatando as decisões das assembleias;
c) Pagar contribuições financeiras de acordo com o estabelecido em assembleia geral;
d) Participar assiduamente da vida da organização, de suas reuniões e atividades diversas, e estimular a criação de outras organizações locais de mulheres.
e) Cumprir o código de ética da organização.

Ficha de Inscrição de Associada do CFP