O Coletivo Feminino Plural convida para o Workshop “Conhecimento é Poder!” que vai acontecer nesta quinta-feira, dia 6 de abril de 2017, às 14h, na sala 512 das Faculdades EST, em São Leopoldo (RS), tendo como convidada a professora Jussara Prá.
Durante o workshop serão apresentados os resumos dos trabalhos selecionados no Concurso Acervo Enid Backes – Conhecimento é Poder! que serão publicados na Revista “Coisas do Gênero”.
O concurso foi realizado de dezembro de 2016 a março de 2017 com o objetivo de promover a reflexão e estimular a produção crítica de jovens estudantes sobre relações de gênero, tendo como ênfase o empoderamento político das mulheres. Foram selecionados 11 trabalhos.
A atividade integra o Projeto Acervo Enid Backes e conta com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia e parceria da Faculdades EST, NIEM/UFRGS, PUCRS e UERGS.
Clique AQUI para conferir os trabalhos selecionados no Concurso “Conhecimento é Poder!”
COLOQUE NA AGENDA:
Dia: 6 de abril de 2017
Local: Faculdades EST (Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho – São Leopoldo – RS)
Horário: 14h
Jussara Prá é líder do grupo de pesquisa “Gênero, Feminismo, Cultura Política e Políticas Públicas” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero (NIEM/UFRGS) e participa do Conselho Consultivo da ONG Coletivo Feminino Plural. Representa a UFRGS no Comitê de Gênero da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), e também é integrante do Comitê Ad Hoc do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres/PR. Em 2017 recebeu o Título de Cidadã Emérita de Porto Alegre por sua contribuição científica para os direitos das mulheres e meninas.
Enid Diva Marx Backes é socióloga e militante de movimentos sociais, tendo participado das lutas pela redemocratização do país, pela anistia, e de trabalhadoras e trabalhadores ligados a sindicatos. Em 1982, foi candidata a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), partido do qual é uma das fundadoras. Ainda nos anos 1970, foi escolhida para coordenar a primeira Coordenadoria Municipal da Mulher no Estado do Rio Grande do Sul. Por seu histórico de defesa dos direitos humanos, e sobretudo dos direitos da mulher, o Coletivo Feminino Plural deu o nome de Enid Backes a seu acervo feminista, pioneiro no Estado.