Numa ação inédita, integrantes do Grupo Inclusivass, formado por mulheres com deficiência, vão dialogar com alunas e alunos do SENAC dos cursos de Beleza sobre violência contra mulheres.
A violência contra mulheres com deficiência ainda é invisível!
No Brasil, há 25.800.681 mulheres com deficiências, segundo dados do IBGE (2010), o equivalente a 26,5% da população. As mulheres com deficiência, em todas as idades, estão mais vulneráveis à violência de gênero, que é toda ação ou omissão gerada pelo fato de serem mulheres. A violência pode ser agressão física, psicológica, patrimonial, até a morte.
Mas a violência contra mulheres com deficiência raramente aparece nas estatísticas, porque nos Boletins de Ocorrência das delegacias não há um registro informando da deficiência. Além disso, a rede de atendimento não está preparada para acolher as mulheres com deficiência de forma digna e respeitosa, com profissionais treinados e ambientes acessíveis.
O Projeto TODAS SÃO TODAS, do Grupo Inclusivass, tem como objetivo a incorporação da perspectiva e das necessidades específicas das mulheres com deficiência às políticas de enfrentamento à violência doméstica e demais políticas públicas para as mulheres. Quando se diz que todas as mulheres têm direito a uma vida sem violência, deve ser entendido que TODAS SÃO TODAS, sem exceção.
O projeto TODAS SÃO TODAS é executado pelo Grupo Inclusivass e pela ONG Coletivo Feminino Plural, com apoio do Fundo Fale sem Medo (Instituto Avon/Fundo ELAS).
AGENDA
A Lei Maria da Penha está completando 10 anos no dia 7 de agosto de 2016 e a violência contra mulheres com deficiência ainda é invisível para a sociedade e para o Estado. Para marcar a data e chamar a atenção para o problema, o Grupo Inclusivass e a ONG Coletivo Feminino Plural, através do projeto TODAS SÃO TODAS, vão realizar várias atividades durante o mês de agosto.
DIA 8 de agosto, segunda-feira (em caso de chuva, as atividades serão transferidas para a quarta-feira, dia 10):
– 11h -11h30min: Visita ao SENAC – Rua Pinto Bandeira, 292, Porto Alegre (RS)
Integrantes do Grupo Inclusivass vão realizar um diálogo com alunas e alunos dos cursos de Cabelereira/o, Massagista e Embelezamento de Pés e Mãos do SENAC sobre violência contra as mulheres com deficiência.
– 11h30min às 12h: Lançamento de Cartões Postais
Após o diálogo com alunas e alunos do SENAC, o Grupo Inclusivass vai lançar uma série de cartões postais sobre o tema. São cartões com textos informativos, ricamente ilustrados pelo designer Vit Núñez. Os postais serão distribuídos em uma ação na rua próxima ao SENAC.
E, DURANTE TODO O MÊS DE AGOSTO,
CAMPANHA #inclusivassfalamsemmedo
O Grupo se uniu à proposta do Fundo Fale sem Medo e lançou uma campanha nas redes sociais #inclusivassfalamsemmedo para convidar as mulheres com deficiência a fazerem um vídeo de, no máximo, um minuto, respondendo à pergunta:
“O que é violência para as mulheres com deficiência?”
Os vídeos já estão sendo veiculados na página das Inclusivass no Facebook e no canal do Youtube. Clique AQUI para acessar os vídeos.
Saiba mais:
Grupo Inclusivass – http://inclusivass.blogspot.com.br/
Todas são Todas – www.todassaotodas.blogspot.com.br
Coletivo Feminino Plural- http://femininoplural.org.br/site/