Com objetivo de promover a discussão sobre a participação politica das mulheres no meio universitário o Coletivo Feminino Plural promove o Concurso Acervo Feminista Enid Backes – Conhecimento é Poder para a valorização de monografias, artigos, ensaios e relatos de experiência ligados ao tema central Empoderamento Político das Mulheres. Os trabalhos devem seguir as disposições previstas no edital disponível aqui: edital-concurso-acervo-enid-backes. As inscrições estão abertas de 1 de outubro a 20 de novembro de 2016 e terão como premiações a publicação em periódico acadêmico e a apresentação em Workshop em março de 2017.
A ideia parte de uma constatação de que a teoria feminista ainda não encontra o espaço que merece no campo da educação e as discussões sobre a Teoria de Gênero na estrutura curricular demonstram o quanto a universidade está desafiada a promover o debate. Por outro lado, há um crescente espaço de discussão que precisa ser qualificado com elementos teóricos e de pesquisa.
O concurso Acervo Enid Backes abordará exclusivamente o empoderamento político das mulheres em espaços formais e informais de participação. Propõe-se à reflexão sobre o empoderamento político das mulheres por meio de sua participação nos espaços formais e informais da política, as desigualdades de poder, a presença/ausência nos espaços de poder e decisão, impactos das violências, discriminações, estereótipos de gênero na presença/ausência das mulheres nos processos decisórios; e o debate sobre a qualidade da democracia e da cidadania frente à baixa representação das mulheres na política.
A iniciativa é feita em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia, sendo apoiada pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Mulher e Gênero da UFRGS, Núcleo de Estudos de Gênero da PUCRS, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Ética e Direitos Humanos da Pucrs, Programa de Extensão da Uergs, Programa de Gênero e Religião e Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST, Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (Comdim/POA).
O concurso tem por objetivo promover a reflexão e estimular a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, tendo como ênfase o empoderamento político das mulheres, com enfoque da diversidade e considerando o conceito de Justiça de Gênero contido na Política de Justiça de Gênero da Fundação Luterana de Diaconia, disponível em: http://www.fld.com.br/uploads/publicacoes/Poltica_de_Justia_de_Gnero_web.pdf.
Poderão participar estudantes dos níveis de Graduação e Pós Graduação do ensino superior do Rio Grande do Sul.