DOSSIE ETNOFEMINICÍDIO- Daiane Griá Sales

O Dossiê Etnofeminicídio – Daiane Griá Sales é a terceira publicação da série produzida no âmbito da Campanha Levante Feminista Contra o Feminicídio, Lesbocídio e Transfeminicídio/RS, com realização do Coletivo Feminino Plural e do coletivo Querela Jornalistas Feministas, em parceria com o GT Guarita pela Vida – Comitê por Todas Daianes, entre outras organizações indígenas e feministas.

O material denuncia e documenta o brutal assassinato de Daiane Griá Sales, adolescente indígena Kaingang de 14 anos, ocorrido em agosto de 2021, no Território Indígena de Guarita (RS). A publicação reúne análises, reportagens, depoimentos e reflexões de mulheres indígenas, ativistas feministas e especialistas, revelando o caráter de violência de gênero e discriminação étnico-racial do crime.

O caso, inicialmente tratado como homicídio simples, foi reconhecido juridicamente como etnofeminicídio, um marco inédito no Brasil.

A atuação do GT Guarita pela Vida, da Campanha Levante Feminista e de diversas entidades e parlamentares foi fundamental para a qualificação do crime e para garantir um julgamento com perspectiva de gênero, étnico-racial e com intérprete indígena, culminando na condenação do réu a 36,5 anos de prisão.

O Dossiê está disponível em formato digital e busca visibilizar as violências sofridas por mulheres e meninas indígenas, fortalecendo a luta por justiça, dignidade e políticas públicas que assegurem o direito à vida e à segurança nos territórios originários.

📥 Acesse o dossiê completo:
👉 lupafeminista.org.br/justica-para-daiane

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support