Projeto Saberes e Poderes de Mulheres e Garotas

No dia 11 de julho, o Coletivo Feminino Plural recebeu oficialmente o repasse da emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário, destinada à execução do projeto “Saberes e Poderes de Mulheres e Garotas – articulando estratégias de rebeldia e resistência”.

Desde então, estamos em processo de contratação de equipe técnica e administrativa, consultorias, serviços especializados e estruturação das ações que serão implementadas ao longo dos próximos meses.

O projeto tem duração de 12 meses e reúne diferentes iniciativas que fortalecem a agenda feminista, entre elas:
-Qualificação e atualização do Acervo Feminista Enid Backes, tornando-o mais acessível ao público;
-Monitoramento da violência contra mulheres e feminicídios no RS, por meio do Observatório de Feminicídios Lupa Feminista, em parceria com a Campanha Levante Feminista Contra o Feminicídio, o Lesbocídio e o Transfeminicídio;
-Promoção da dignidade menstrual com adolescentes de escolas públicas de Porto Alegre, através do projeto Garotas de Vermelho, desenvolvido pelo Coletivo Luísa Marques.

A iniciativa é viabilizada pelo Termo de Fomento nº 971345 e está alinhada ao Programa Igualdade de Decisão e Poder para as Mulheres (Ministério das Mulheres) e ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, além de dialogar com a Agenda 2030 (ODS 5 – Igualdade de Gênero e Empoderamento de Meninas e Mulheres).

Com este projeto, seguimos afirmando nosso compromisso de fortalecer mulheres e meninas, ampliar a participação em espaços de decisão e combater todas as formas de violência de gênero.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support