“Dia da Não Violência contra a Mulher: com o meu corpo violado não há revolução “
Sandra Castañeda Martínez -Coordenadora Geral RSMLAC – Desde 1999 as Nações Unidas reconheceram 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, e proposto pelo primeiro encontro regional latino-americana feminista, para honrar a memória das irmãs Mirabal assassinadas na República Dominicana durante ditadura de Leonidas Trujillo, que se tornou um símbolo de resistência e luta pela democracia para mulheres do mundo.
A falta de acessoa a uma vida livre de violência contra as mulheres, as vulnerabiliza, as fere e em muitas ocasiões as condena à morte e o drama aumenta quando os Estados não as protegem e nem garantem o acesso à justiça. Então, em 2013, o plano de ação da Rede de Mulheres da América Latina e do Caribe , RSMLAC, tem como objetivo:
Convidamos as organizações na América Latina e no Caribe e rede nacional a aderir as seguintes ações no Twitter e Facebook: #25NTodosLosDías e www.facebook.com/RSMLAC. 1. Usando HT #25NTodosLosDías, lembrando e denunciando casos emblemáticos de violência cultural, social, econômica e de Estado, por exemplo, os casos de #Esperancita, #RosaCely, #AngélicaBalladares, #KarinaDelPozo, #Beatriz . 2. Ler e espalhar o nosso #AlertaFeminista até 25 de novembro, com ênfase na violência de gênero exercida pelo Estado, como: a) A falta dos ODM, b) Dívidas implementação da agenda de Cairo, c) Nenhum ou acesso limitado a atenção integral à saúde das mulheres, d) Violação do direito à vida e à saúde das mulheres e e) Deixar de fazer a revolução socialista do século se não erradicar a violência de gênero contra as mulheres. 3. Auxiliar na realização de um coletivo Mapping #25NTodosLosDías feitas entre organizações de mulheres na região, com todas as notícias sobre a violência contra a mulher que ocorreram em 2013, que serão recolhidos pelo RSMLAC. Os embarques podem ser nas fotos, opiniões, histórias, links de notícias. Juntas, damos força e ressonância para as nossas vozes! Sandra Castañeda Martínez |
|