Dois festivais movimentam a capital gaúcha nesta semana. Com curadoria de Alexandre Vargas, o 5º Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre começa nesta segunda-feira, oferecendo uma programação gratuita, com atividades formativas e inúmeros espetáculos. Esta edição presta homenagem ao ator Rogério Lauda, recentemente falecido, que integrava o grupo Povo da Rua.
Espetáculos gratuitos ocorrem no Centro da Capital
Na próxima sexta, as peças serão apresentadas em diversos pontos do Centro. No sábado, se deslocarão para a periferia, e, no domingo, estarão na Redenção e arredores. Em “Domínio Público” (Espanha), o diretor Roger Bernart dá instruções por meio de fones de ouvido a um grupo de espectadores, numa praça, e em “Padox dans la Cite” (França), 20 personagens rumam para as ruas, atuando sob a luz do sol. Sarcasmo e paródia caracterizam “Helena Pede Perdão e é Esbofeteada” (SP), inspiradas em filmes hollywoodianos e telenovelas brasileiras. O saudosismo dá o tom em “Naquele Bairro Encantado” (MG) e “Olhar do Outro”, de Pelotas, bebe na fonte de Tchecov em “A Gaivota”. Já as peças locais “Aye” fala do primeiro quilombo; “Futebol Nossa Paixão” traz moradores de uma favela, apaixonados por futebol, que têm suas vidas mudadas a partir da vinda da Copa do Mundo de Futebol em 2014, e “Geocoreografia: Cidade Não Vista” coloca mais de 40 atores nas escadarias do viaduto da Borges de Medeiros.
O Festival Dança Porto Alegre, realizado de sexta a domingo, na Pompeia (Barros Cassal, 220), promoverá workshops, bailes e aulas. Diversos profissionais da dança do Rio Grande do Sul e de outros estados estarão presentes, marcando o crescimento da dança de salão. Estão confirmados Alexei Ramos e Emília Pedra, da Bahia, que integram a Fonts Company (Itália); Renata Peçanha e Jorge Peres, do Rio de Janeiro, criadores do zouk brasileiro, e Ramon Oliveira, que inventou o bolero estilizado. As aulas de samba, salsa, tango e zouk serão na sexta e sábado, a partir das 9h. O baile será no dia 12, às 22h, e domingo, a partir das 20h, na confraternização. No sábado, haverá performances infantis e do residentes do Asilo Padre Cacique, assistindo e dançando um bolero com os professores.
» Grupos selecionados
– Compagnie Houdart-Heuclin (França), com “Padox Dans La Cité”
– Roger Bernat/FFF (Espanha), com “Domínio Público”
– Grupo Performa (São Paulo-SP), com “Cry Baby Cry!”
– Erro Grupo (Florianópolis-SC), com “Enfim um Líder”
– Tablado de Arruar (São Paulo-SP), com “Helena pede perdão e é esbofeteada”
– Grupo Garajal (Maracanaú-CE), com “O encontro de Shakespeare com a Cultura Popular: Romeu e Julieta”
– Trupe Olho da Rua (Santos-SP), com “Arrumadinho”
– Teatro Público (Belo Horizonte-MG), com “Naquele Bairro Encantado”
– Bloco da Laje (Porto Alegre-RS), com “Parada Cênica Musical”
– Oigalê (Porto Alegre-RS), com “O Baile dos Anastácio”
– Grupo Mosaico Cultural (Porto Alegre-RS), com “Corsários Inversos”
– Grupo Pindaíbanos (Porto Alegre-RS), com “A Serpentina ou Meu Amigo Nelson”
– A Cambada de Teatro (Porto Alegre-RS), com “Futebol, Nossa Paixão”
– Rudinei Morales Teatro de Animação (Porto Alegre-RS), com “O Teatro de Caixa”
– Teatro Geográfico + Diego Mac (Porto Alegre-RS), com “Geocoreografia: cidade não vista”
– Grupo Manjericão (Porto Alegre-RS), com “João-Pé-de-Chinelo”
– Ayé (Porto Alegre-RS), com “Ayé”
– Grupo Tia (Canoas-RS), com “Histórias de Circo sem Lona”
Olhar do Outro (Pelotas-RS), com “Olhar do Outro”;
As apresentações são realizadas do dia 10 a 12 de abril, em diversos pontos da Rua dos Andradas e Largo Glênio Peres; No dia 13 de abril, em diversas praças e bairros de Porto Alegre; No dia 14 de abril, no Brique da Redenção.
Para saber informações mais detalhadas, basta acessar o site do FTRPA.
Fontes: http://www.cpovo.net/ArteAgenda/?Noticia=495987 . Publicado em 08/04/13.
Foto: Espetáculo Corsários Inversos, do grupo Mosaico Cultural (Porto Alegre-RS) (Créditos: João Dullius / Divulgação). E http://www.guiadasemana.com.br/evento/artes-e-teatro/festival-de-teatro-de-rua-de-porto-alegre-rua-da-praia-08-04-2013