Este é o nome do projeto que encerramos hoje em São Leopoldo num Seminário sobre a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres com a formatura de 50 servidoras e servidoras e integrantes dessa rede concluíram uma formação com seis meses de duração. A deputada federal Maria do Rosário, que destinou emenda parlamentar ao município, ministrou uma breve aula sobre os aspectos multidimensionais da violência de gênero e a necessidade de políticas públicas integrais para enfrentá-lo. O projeto foi executado pelo Coletivo Feminino Plural.
Além do curso, coordenado pela psicóloga Thais Pereira Siqueira, foi feito mapeamento e diagnóstico da rede pela advogada Renata Teixeira, assessoramento à Secretaria de Políticas para as Mulheres, pela advogada Mariza Iracet e lançada um Guia com a colaboração das ministrantes de oficinas.
Agradecemos a parceria, destacando o importante papel de Eliene Amorim e Lilian Conceição na implementação do projeto, que foi ampliado com o apoio às mulheres indígenas do município, que puderam participar da Marcha em Brasília e estão inseridas num processo de formação e empoderamento. Foi gratificante contar com a presença da gestora Denise Teixeira, que representou o Ministério das Mulheres.