No próximo dia 27 de junho a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal colocará em votação o Projeto de Lei 7582/2014, de autoria da deputada federal Maria do Rosário, que define os crimes de ódio e delitos de intolerância no Brasil. Ao lado da Lei do Feminicídio e outras correlatas, será instrumento de luta contra as violações de direitos humanos.
Os crimes de ódio e intolerância são praticados em razão de preconceito e discriminação, sendo as vítimas selecionadas intencionalmente por seu pertencimento a um determinado grupo. Isso estabelece maior vulnerabilidade a essas pessoas. Imigrantes, pessoas em situação de rua, travestis e transexuais, gays e lésbicas, mulheres, negros, pessoas com deficiência.
O Coletivo Feminino Plural se uniu a várias entidades e movimentos, pois deseja também manifestar seu repúdio às agressões sofridas pela deputada Maria do Rosário pelo apresentador Danilo Gentili, à truculência contra os moradores da Ocupação Lanceiros Negros, contra a cantora Valéria Houston, entre outras. Às 19 horas ocorrerá o debate “A violência das políticas higienistas”, que tratará das intolerâncias com moradores de rua, ativistas do direito à moradia e outros sujeitos políticos. Quem promove é o Fórum Gaúcho de Saúde Mental, Coletivo Residentes e Movimento Resistência e Arte.
Ódio Deve ser Denunciado – Relatos, Debates e Exposição
SEXTA-FEIRA PELOS DIREITOS HUMANOS
Dois debates imperdíveis dia 23 de Junho 2017
– 18 horas – Nada de silêncio, ódio deve ser denunciado – PL 7582/2014 sobre Crimes de Ódio, de autoria da deputada Maria do Rosário.
Relatos de violações e manifestações de solidariedade. Promoção: Coletivo Feminino Plural, Rede Feminista de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Ong Outra Visão, Inclusivass e parcerias.
– 19 horas – A violência das políticas higienistas. Discussão sobre as intolerâncias em relação aos moradores de rua, o direito democrático à cidade e à convivência. Promoção: Fórum Gaúcho de Saúde Mental, Coletivo Residentes e Movimento Resistência e Arte.
E mais: Abertura da exposição “Silêncios”, sobre as intolerâncias diversas.
Local: Clube de Cultura, Ramiro Barcelos, 1853. Entrada Franca.