Inclusivass falam sobre violência contra mulheres com deficiência para alunas e alunos dos cursos de Beleza do Senac

13909039_616458065188552_1056384314178084815_oNuma ação inédita, integrantes do Grupo Inclusivass, formado por mulheres com deficiência, vão dialogar com alunas e alunos do SENAC dos cursos de Beleza sobre violência contra mulheres.

A violência contra mulheres com deficiência ainda é invisível!

No Brasil, há 25.800.681 mulheres com deficiências, segundo dados do IBGE (2010), o equivalente a 26,5% da população. As mulheres com deficiência, em todas as idades, estão mais vulneráveis à violência de gênero, que é toda ação ou omissão gerada pelo fato de serem mulheres. A violência pode ser agressão física, psicológica, patrimonial, até a morte.

Mas a violência contra mulheres com deficiência raramente aparece nas estatísticas, porque nos Boletins de Ocorrência das delegacias não há um registro informando da deficiência. Além disso, a rede de atendimento não está preparada para acolher as mulheres com deficiência de forma digna e respeitosa, com profissionais treinados e ambientes acessíveis.

O Projeto TODAS SÃO TODAS, do Grupo Inclusivass, tem como objetivo a incorporação da perspectiva e das necessidades específicas das mulheres com deficiência às políticas de enfrentamento à violência doméstica e demais políticas públicas para as mulheres. Quando se diz que todas as mulheres têm direito a uma vida sem violência, deve ser entendido que TODAS SÃO TODAS, sem exceção.

O projeto TODAS SÃO TODAS é executado pelo Grupo Inclusivass e pela ONG Coletivo Feminino Plural, com apoio do Fundo Fale sem Medo (Instituto Avon/Fundo ELAS).

AGENDA

A Lei Maria da Penha está completando 10 anos no dia 7 de agosto de 2016 e a violência contra mulheres com deficiência ainda é invisível para a sociedade e para o Estado. Para marcar a data e chamar a atenção para o problema, o Grupo Inclusivass e a ONG Coletivo Feminino Plural, através do projeto TODAS SÃO TODAS, vão realizar várias atividades durante o mês de agosto.
DIA 8 de agosto, segunda-feira (em caso de chuva, as atividades serão transferidas para a quarta-feira, dia 10):
– 11h -11h30min: Visita ao SENAC – Rua Pinto Bandeira, 292, Porto Alegre (RS)
Integrantes do Grupo Inclusivass vão realizar um diálogo com alunas e alunos dos cursos de Cabelereira/o, Massagista e Embelezamento de Pés e Mãos do SENAC sobre violência contra as mulheres com deficiência.
– 11h30min às 12h: Lançamento de Cartões Postais
Após o diálogo com alunas e alunos do SENAC, o Grupo Inclusivass vai lançar uma série de cartões postais sobre o tema. São cartões com textos informativos, ricamente ilustrados pelo designer Vit Núñez. Os postais serão distribuídos em uma ação na rua próxima ao SENAC.

E, DURANTE TODO O MÊS DE AGOSTO,

CAMPANHA #inclusivassfalamsemmedo

O Grupo se uniu à proposta do Fundo Fale sem Medo e lançou uma campanha nas redes sociais #inclusivassfalamsemmedo para convidar as mulheres com deficiência a fazerem um vídeo de, no máximo, um minuto, respondendo à pergunta:

“O que é violência para as mulheres com deficiência?”

Os vídeos já estão sendo veiculados na página das Inclusivass no Facebook e no canal do Youtube. Clique AQUI para acessar os vídeos.

Saiba mais:
Grupo Inclusivass – http://inclusivass.blogspot.com.br/
Todas são Todas – www.todassaotodas.blogspot.com.br
Coletivo Feminino Plural- http://femininoplural.org.br/site/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support