A sede da Ong Coletivo Feminino Plural ficou pequena para as mais de 50 mulheres que se reuniram nessa quinta-feira (10) para conhecer o Acervo Feminista Enid Backes – um dos mais novos espaços específicos para a pesquisa teórica e para organização das mulheres e meninas de Porto Alegre e demais municípios vizinhos. O lançamento contou com a presença de uma das mais importantes militantes feministas do Estado, a socióloga Enid Backes, que dá nome à coleção de livros, revistas e trabalhos científicos.
A abertura do acervo marcou, ainda, o encerramento da programação da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e a comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Estavam presentes a presidenta do Comdim, Vera Daisy Barcelos, do Conselho Estadual da Mulher, Leocádia Nunes, da Fundação Luterana de Diaconia, Rogério Oliveira de Aguiar, Graciela Cornaglia e Suzanne Buchweitz, das representantes da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, do Instituto Pichou-Rivière, Branca Regina Chedid e da Defensoria Pública do Estado, Lisia Mostardeio Velasco Tabajara.
O projeto de organização do Acervo Feminista Enid Backes conta com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia e foi realizado em parceira com o Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão.
Sobre os objetivos do projeto
Entre os principais objetivos do projeto é promover a educação em direitos humanos de mulheres e meninas para o exercício da autonomia e cidadania através de estratégias de sensibilização e divulgação, potencializando o acervo construído pelo Coletivo Feminino Plural em duas décadas.
Veja todas as fotos do evento na nossa Fanpage.