No dia 11 de julho, o Coletivo Feminino Plural recebeu oficialmente o repasse da emenda parlamentar da deputada federal Maria do Rosário, destinada à execução do projeto “Saberes e Poderes de Mulheres e Garotas – articulando estratégias de rebeldia e resistência”.
Desde então, estamos em processo de contratação de equipe técnica e administrativa, consultorias, serviços especializados e estruturação das ações que serão implementadas ao longo dos próximos meses.
O projeto tem duração de 12 meses e reúne diferentes iniciativas que fortalecem a agenda feminista, entre elas:
-Qualificação e atualização do Acervo Feminista Enid Backes, tornando-o mais acessível ao público;
-Monitoramento da violência contra mulheres e feminicídios no RS, por meio do Observatório de Feminicídios Lupa Feminista, em parceria com a Campanha Levante Feminista Contra o Feminicídio, o Lesbocídio e o Transfeminicídio;
-Promoção da dignidade menstrual com adolescentes de escolas públicas de Porto Alegre, através do projeto Garotas de Vermelho, desenvolvido pelo Coletivo Luísa Marques.
A iniciativa é viabilizada pelo Termo de Fomento nº 971345 e está alinhada ao Programa Igualdade de Decisão e Poder para as Mulheres (Ministério das Mulheres) e ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, além de dialogar com a Agenda 2030 (ODS 5 – Igualdade de Gênero e Empoderamento de Meninas e Mulheres).
Com este projeto, seguimos afirmando nosso compromisso de fortalecer mulheres e meninas, ampliar a participação em espaços de decisão e combater todas as formas de violência de gênero.