Clarissa Sardenberg e Paloma Savedra/O Dia – Uma campanha publicitária veiculada especialmente para o Carnaval pela cerveja Skol causou indignação em mulheres em São Paulo e nas redes sociais por todo país nesta quarta-feira. “Esqueci o ‘Não’ em casa” – dizia o texto. Na rede social Facebook, Pri Ferrari, de 25 anos, e Mila Alves, de 28, fotografaram o outdoor, que classificaram como “irresponsável”, e fizeram uma intervenção na peça: “Trouxe o Nunca”. O ato fez a marca voltar atrás e reformular a mensagem que deu margem a “entendimento dúbio”.Em entrevista ao DIA , a publicitária Pri Ferrari contou que se deparou com a campanha “ofensiva” em um ponto de ônibus e compartilhou a imagem em grupo feminista do qual faz parte no Facebook. Ela ressalta a importância de não se veicular campanhas de duplo sentido como esta especialmente no Carnaval.
Segundo a jovem, o diretor de Comunicação da Ambev, Alexandre Loures, entrou em contato com ela por volta das 14h. Após ser confrontado, ele concordou que a campanha dá abertura para interpretação negativa e disse que na noite desta quarta-feira a empresa fará uma ação para retirar os outdoors de circulação.
Segundo Pri, a frase da Skol induz à “perda de controle”, sendo perigosa principalmente no Carnaval, quando o índice de estupros aumenta. “Amigos publicitários, vocês precisam ter mais noção e respeito”, alertou a jovem.
Por meio de nota, a cervejaria admitiu que a peça publicitária causou entendimento dúbio. Afirmou ainda que substituirá as frases atuais por “mensagens mais claras e positivas”, em respeito à diversidade de opiniões.
“As peças em questão fazem parte da nossa campanha “Viva RedONdo”, que tem como mote aceitar os convites da vida e aproveitar os bons momentos. No entanto, fomos alertados nas redes sociais que parte de nossa comunicação poderia resultar em um entendimento dúbio”, dizia o texto. A skol afirmou ainda que repudia qualquer ato de violência seja física ou emocional. “Reiteramos o nosso compromisso com o consumo responsável”, declarou a marca.
Publicado em Monitoramento da Cedaw, em 11 de fevereiro de 2015.