Secretarias da Saúde e da Justiça e Defesa da Cidadania lançam curso à distância com foco na diversidade sexual

 Agência de Notícias da AIDSA Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania lançou nessa quarta-feira (15 ) o curso de ensino à distância (EAD): A Conquista da Cidadania LGBT – a política da diversidade sexual no estado de São Paulo. É uma iniciativa pioneira da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, oferecida aos servidores públicos do estado de São Paulo desde 2011. Até fim de 2014, terá atingido cerca de 14 mil alunos.

O curso incorporado pela Secretaria da Saúde foi possível pela articulação de três áreas técnicas: Coordenação Estadual de DST/Aids, Núcleo Técnico de Humanização e o Centro Formador de Pessoal para Saúde de São Paulo (Cefor). Para esta edição, a Secretaria da Saúde criou um módulo específico, que abordará aspectos relativos à saúde da população lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT).

“O curso está em sua 14ª edição e tem por objetivo sensibilizar servidores públicos para que o desempenho das suas atividades esteja comprometido com o enfrentamento à homofobia e à transfobia”, comenta Eloisa Arruda, secretária da Justiça do Estado de São Paulo.

“O estado deve acolher bem a todos os cidadãos nos equipamentos públicos de São Paulo”, diz Deborah Malheiros, coordenadora do curso idealizado pela Secretaria de Justiça em parceria com a Fundap.

“Levando em conta que o preconceito que sofrem os LGBT interfere na sua qualidade de vida e também no acesso aos serviços de saúde, algumas iniciativas vêm sendo realizadas no âmbito da SES. Um exemplo, é a criação do Comitê Técnico de Saúde Integral LGBT”, observa Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

O comitê, coordenado por Márcia Giovanetti, da área de prevenção do CRT DST/Aids-SP, tem a finalidade de apontar as especificidades dessa população e propor ações diversas que possam ampliar o acesso aos serviços, qualificar a atenção a saúde, identificar a necessidade de pesquisas e enfrentar as práticas discriminatórias em função da orientação sexual e da identidade de gênero.

Outra iniciativa importante nesse sentido foi a criação do Ambulatório de Saúde Integral de Travestis e Transexuais do Estado de São Paulo em 2009, hoje com mais de três mil usuários matriculados, inclusive de diversas regiões do estado e do país. “Atualmente, estamos no processo de elaboração da linha do cuidado para essa população e, paralelamente, trabalhando na formação da rede de atenção envolvendo os três níveis de complexidade, atenção primária, secundária e terciária”, continua Maria Clara.

Os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de São Paulo que quiserem participar do curso podem se inscrever nesse link.

Dica de entrevista:

Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP
Tel: (11) 5087 9907

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Assessoria de Comunicação
Tel.: (11) 3291-2612

Fonte: Agência de Notícias da AIDS , Publicado em 17 de outubro de 2014.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support