Fórum Nacional para Combater o Tráfico de Pessoas é criado

Diário do Poder – O Diário de Justiça Eletrônico publicou nesta terça-feira (17/6) a Resolução 197 do Conselho Nacional de Justiça, que cria FONATRAPE. O objetivo é aprimorar o sistema judicial no combate ao tráfico de pessoas. A partir de agora, o monitoramento e efetividade das demandas relacionadas ao assunto passará a ser feito por um Fórum Nacional.

O FONATRAPE irá realizar o levantamento dos inquérito e ações judiciais que tratem do tráfico de pessoas, monitorar o andamento e a solução das ações judiciais por Tribunal e propor medidas concretas e normativas para o aperfeiçoamento de procedimentos e o reforço à efetividade dos processos judiciais, incluindo a implantação e modernização de rotinas, organização, especialização e estruturação dos órgãos competentes de atuação do Poder Judiciário.

Um levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2013, indicou a existência de 573 processos em tramitação nas Justiças Estaduais e Federais relacionados ao tráfico de pessoas, além de outras ações que tramitam na Justiça do Trabalho referentes à exploração de pessoas em condições análogas às de escravo ou assemelhadas.

Fonte: Monitoramento da Cedaw – em 18 de junho de 2014.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support