Jornalistas têm até 31 de janeiro para fazer inscrição em prêmio sobre violência de gênero

Concurso valoriza produção jornalística desde 11 de dezembro de 2012. Dados do Ligue 180 mostram que no primeiro semestre de 2013,  53% dos relatos de violência ao serviço aconteceram  a partir da divulgação feita por TV, rádio, jornal, revistas e internet
Clique aqui para mais informações sobre a premiação.
A valorização da produção jornalística sobre a violência de gênero e o estímulo à veiculação de novos conteúdos são objetivos a serem alcançado com o Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero. A premiação integra a campanha ‘Jornalistas dão um Ponto final na Violência contra Mulheres e Meninas’ e vai contemplar reportagens produzidas desde 11 de dezembro de 2012. As inscrições seguem abertas até 31 de janeiro de 2014.
A iniciativa é da Casa Mulher Catarina e conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), da Rede Feminista de Saúde, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, do Coletivo Feminino Plural, da Rede de Homens pela Equidade de Gênero e da Red de Salud de las Mujeres Latinoamericanas y del Caribe (RSMLAC).
“Ao ganharem visibilidade na imprensa, os crimes passam a ser vistos pela sociedade, mobilizam o poder público em busca de justiça às mulheres e contra a impunidade dos agressores, além de encorajarem outras vítimas para que denunciem e acessem os seus direitos. A imprensa tem sido colaborativa na divulgação da Lei Maria da Penha”, considera a secretária-adjunta de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Rosangela Rigo.
Serão distribuídos R$ 20 mil em prêmios, em quatro categorias: mídia impressa, televisão, rádio e outras mídias. As reportagens devem incluir as seguintes temáticas sobre a questão da violência contra as mulheres e meninas no Brasil: Lei Maria da Penha; violência de gênero; ações afirmativas de enfrentamento a violência contra mulheres e meninas; políticas públicas de promoção da equidade de gênero; direitos humanos e cidadania das mulheres e o movimento feminista. Podem concorrer jornalistas profissionais de todo o país.
Mobilização da imprensa – A campanha ‘Jornalistas dão um Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas’ se propõe a incluir, promover e disseminar na categoria de jornalistas profissionais e na sociedade o debate sobre relações de gênero, em especial a violência de gênero como um problema que impacta a vida e a cidadania das mulheres.
O regulamento do concurso está disponível no site http://www.casadamulhercatarina.com.br , do qual deve ser baixada e preenchida a ficha de inscrição que deverá ser enviada para campanhapontofinalsc@gmail.com.
O trabalho da imprensa tem sido decisivo para a visibilidade dos crimes de violência contra as mulheres. De acordo com a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da SPM, em 53% dos 37.582 relatos de violência registrados, entre janeiro e junho deste ano, o público apontou ter tido conhecimento do serviço pela televisão, rádio, jornal, revista e internet.
Fonte: http://www.spm.gov.br/. Publicado em 17/01/2014.
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support