6 de abril de 2017: Workshop “Conhecimento é Poder!”

Enid Backes (Foto: Coletivo Feminino Plural)

O Coletivo Feminino Plural convida para o Workshop “Conhecimento é Poder!” que vai acontecer nesta quinta-feira, dia 6 de abril de 2017, às 14h, na sala 512 das Faculdades EST, em São Leopoldo (RS), tendo como convidada a professora Jussara Prá.

Durante o workshop serão apresentados os resumos dos trabalhos selecionados no Concurso Acervo Enid Backes – Conhecimento é Poder! que serão publicados na Revista “Coisas do Gênero”.

O concurso foi realizado de dezembro de 2016 a março de 2017 com o objetivo de promover a reflexão e estimular a produção crítica de jovens estudantes sobre relações de gênero, tendo como ênfase o empoderamento político das mulheres. Foram selecionados 11 trabalhos.

A atividade integra o Projeto Acervo Enid Backes e conta com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia e parceria da Faculdades EST, NIEM/UFRGS, PUCRS e UERGS.

Clique AQUI  para conferir os trabalhos selecionados no Concurso “Conhecimento é Poder!”

COLOQUE NA AGENDA:

Dia: 6 de abril de 2017

Local: Faculdades EST (Rua Amadeo Rossi, 467, Morro do Espelho – São Leopoldo – RS)

Horário: 14h 

 

Foto Tonico Alvares/CMPA

Jussara Prá é líder do grupo de pesquisa “Gênero, Feminismo, Cultura Política e Políticas Públicas” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);  coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero (NIEM/UFRGS) e participa do Conselho Consultivo da ONG Coletivo Feminino Plural. Representa a UFRGS no Comitê de Gênero da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), e também é integrante do Comitê Ad Hoc do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres/PR.  Em 2017 recebeu o Título de Cidadã Emérita de Porto Alegre por sua contribuição científica para os direitos das mulheres e meninas.

Enid Diva Marx Backes é socióloga e militante de movimentos sociais, tendo participado das lutas pela redemocratização do país, pela anistia, e de trabalhadoras e trabalhadores ligados a sindicatos. Em 1982, foi candidata a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), partido do qual é uma das fundadoras. Ainda nos anos 1970, foi escolhida para coordenar a primeira Coordenadoria Municipal da Mulher no Estado do Rio Grande do Sul. Por seu histórico de defesa dos direitos humanos, e sobretudo dos direitos da mulher, o Coletivo Feminino Plural deu o nome de Enid Backes a seu acervo feminista, pioneiro no Estado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support