O Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão realiza atividades aberta ao público na Restinga.
No próximo sábado, dia 15 de novembro, das 10h às 12h, a Esplanada da Restinga será ocupada para realização de atividades culturais gratuitas e voltadas ao público em geral, em especial meninas e mulheres. As atividades fazem parte das ações realizadas pelo Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão, coordenado pela Coletivo Feminino Plural.
Durante a realização do evento serão feitos um varal artístico, cartazes, intervenção poética e roda de conversa sobre feminismo e sobre questões que envolvem o corpo, a arte e a expressão de mulheres e meninas.
O projeto Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão prevê oficinas e ações nas áreas de hip-hop (break , grafite, mc), artes cênicas, literatura, saraus, ativismo digital, intervenções de rua, rodas de conversa , sobre feminismo, registro audiovisual, acervo de livros feminista, as ações serão realizadas em 2015 e 2016.
Sobre:
Ponto de Cultura Feminista: corpo, arte e expressão é uma iniciativa do Coletivo Feminino Plural e integra a “Rede RS de Pontos de Cultura”, uma rede de entidades culturais conveniadas com o Governo do Estado através da Secretaria de Cultura do RS. Sua duração está prevista para três anos, podendo constituir-se como uma ação permanente do movimento de mulheres e feminista.
É destinado a mulheres de todas as idades, em especial adolescentes e jovens em suas expressões mais diversas. Valoriza produtoras culturais, artistas e pessoas inseridas nos espaços de arte, educação, comunicação e de políticas públicas. É um Ponto que circula em toda Porto Alegre e abraça a Restinga como espaço de expressão e compartilhamento.
Se propõe a questionar as relações de gênero e de raça desiguais. Afirma a autonomia das mulheres para decidir pela sua vida e seus corpos. Reafirma os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. O corpo das mulheres é um território de direitos a ser respeitado.
O Coletivo Feminino Plural, a Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop, a ONG Cirandar, a Associação Cultural Beneficente Ilê Mulher, a Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, as artistas e produtoras culturais Andressa Cantergiani, Mirela Kruel e Carolina Pommer, integram o Comitê Gestor que discute e toma as decisões. Um Comitê Gestor na Restinga discute e decide pelas ações na comunidade.
Informações:
Fone (51) 322152.98 – (51) 92869046
Correio-e: pontodeculturafeminista@gm
Facebook: Ponto de Cultura Feminista RS