A luta das mulheres com alegria, garra e arte
Coletivo Feminino Plural, no ano em que completa vinte anos de existência, compartilha sua Agenda do mês de Março de 2016 , construída em parceria e a convite de muitas entidades, grupos feministas, núcleos acadêmicos, instituições públicas governamentais e pessoas, que generosamente oferecem sua colaboração. Além desta agenda, apoiamos as atividades do 8 de Março Unificado.
(Esta agenda está em permanente atualização. Atualizada em 3 de março de 2016.)
4 de março – Sexta-feira – Tarde – Roda de Conversa sobre Violência Contra as Mulheres – Deam de Canoas/RS, Centro de Referência Patrícia Esber da Prefeitura Municipal de Canoas/Coordenadoria de Políticas para a Mulher e Coletivo Feminino Plural – Local: DPPA
6 de Março – Domingo – Mutirão pelo Fim da Violência Contra as Mulheres no Parque da Redenção – Apoio ao Brechó da Barbara Penna, panfletagens e manifestações. 8 de Março Unificado.
7 de Março – Segunda-feira – Tribuna Popular na Câmara de Vereadores – Projetos e propostas do Coletivo Feminino Plural com enfoque de gênero para as mulheres de Porto Alegre – Parceria: Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores
8 de Março – Marcha Unitária – 18 horas – Centro Histórico- 8 de Março Unificado.
13h30 – Apresentação de ações do Coletivo Feminino Plural de enfrentamento à violência de gênero na Reunião Clínica do Hospital Sanatório Partenon – Neusa Heinzelmann – Projeto Conexões/CFP/ Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos/Forum de Ongs Aids.
10 de Março – Quinta-feira – Abertura 1º Festival do Ponto de Cultura Feminista Corpo Arte Expressão #artivismofeminista# – (Coletivo Feminino Plural, Ilê Mulher, Rede Feminista de Saúde, Cirandar, Inclusivass, Mirela Kruel, Andressa Cantergiani , Carol Pommer e convidadas). Parceria: Sedac/ Casa de Cultura Mario Quintana/ Ministério da Cultura.
18horas – Aula aberta sobre Feminismos – Telia Negrão (Rede Feminista de Saúde/CFP) e Maria Luisa Pereira de Oliveira (Plataforma Dhesca Brasil) – Rua dos Cataventos – Casa de Cultura Mario Quintana.
20h – FERVO FEMINISTA – Ação de artivismo Feminista – na Travessa dos Cataventos – Casa de Cultura Mário Quintana.
11 de Março – Sexta-feira – 14 horas – Mulheres Gaúchas dialogando com Maria da Penha – Atividade Unitária do Movimento de Mulheres – Procuradoria da Mulher da AL, Poder Judiciário, Asdep, Themis, Coletivo Feminino Plural e outras entidades e instituições governamentaise não gov. Recepção a Maria da Penha pelo Grupo Inclusivass.
14 horas – 1º Festival do Ponto de Cultura Feminista Corpo Arte Expressão #artivismofeminista# – Oficina Artes Cênicas Artivismo Feminista – Casa de Cultura Mario Quintana.
11 de março – Sexta-feira – 18h – Sarau Inclusivass – Corpos DiVERSOS – Sarau inclusivo com a temática corpo, arte e expressão de mulheres e protagonizado pelo Grupo Inclusivass de mulheres com e sem deficiência – Casa de Cultura Mario Quintana – 8 de Março Unificado.
Após o Sarau – Diálogo “Mulheres que escrevem” com a presença de mulheres e suas publicações: venda de livros e troca de ideias.
12 de Março – Sábado – 1º Festival do Ponto de Cultura Feminista Corpo Arte Expressão #artivismofeminista# – Casa de Cultura Mario Quintana
14 horas – Oficina Artes Cênicas Artivismo Feminista – #artivismofeminista#
17 horas – Mulheres Negras – Dando pontos e fazendo nós – Diálogos de mulheres negras nos pontos de cultura #artivismofeminista#
19 horas Curta Circuita – Mostra de filmes de curta metragem de diretoras de cinema e sobre mulheres – #artivismofeminista# – Parceria Núcleo de Gênero da Escola Superior de Teologia (EST).
15h30 – Palestra sobre “O enfoque de gênero e diversidade na política de atenção integral à saúde das mulheres”, Telia Negrão, coordenadora da Rede Feminista de Saúde, no I Colóquio de História e Saúde da Mulher do Centro Histórico Cultural Santa Casa (Av Indpendência,75).
13 de Março – Domingo – 1º Festival do Ponto de Cultura Feminista Corpo Arte Expressão #artivismofeminista – Divulgação do Ponto de Cultura.
16 horas – Essas Mulheres e seus direitos sexuais e reprodutivos. Roda de conversa enfocando a diversidade na vivência das sexualidades – Local: Parque da Redenção.
Intervenção Artivista – Oficina Artes Cênicas Artivismo Feminista. #artivismofeminista#
18 de Março – Sexta feira – Encontro II da Rede da Mulher da Restinga e Entrega das Caixas de Publicações do Acervo Enid Backes à Comunidade. Atividades da Escola Lilás de Direitos Humanos. Parceria Comdim, Fundação Luterana de Diaconia e Poder Judiciário.
23 de março – Terça-feira – 16 horas – Apresentação do Comitê de Especialistas do Projeto “Avaliação de gestão de risco como ferramenta para o enfrentamento à violência contra as mulheres”. Coletivo Feminino Plural, parceria Poder Judiciário, Ministério Público, pesquisadoras e universidades. Palácio do Ministério Público.
30 de Março – Quarta feira – – 14 horas – Seminário sobre Violência de Gênero – Parceria: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência, Ética e Direitos Humanos – NEPEVEDH/PUCRS, Coletivo Feminino Plural e Themis. Palestrantes: Renata Jardim (CFP) e Livia de Sousa.
18 horas – Encontro do Grupo de Estudos Feministas do CFP. Leituras de Simone de Beauvoir. Acervo Feminista Enid Backes e Ponto de Cultura Feminista.
31 de março – Quinta feira – Lançamento do Projeto “Mulheres Cidadãs que Podem”,Coletivo Feminino Plural, Secretaria de Políticas para a Mulher do Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero da UFRGS e Rede Feminista de Saúde e demais parcerias.
1º e 2 de abril – O Grupo Inclusivass, que conta com o apoio do Coletivo Feminino Plural, fará ações de: Monitoramento da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência- Divulgação da Carta das Mulheres com Deficiência, com entrega a autoridades.