Qual é o lugar das mulheres com deficiência? Quais papéis nos são privados em uma cultura que torna invisível a diversidade? Como garantir nosso direito de cidadãs e assegurar nossa participação em todos os lugares que desejarmos?
A Exposição Todas São Todas, lançada no dia 5 de dezembro no Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1029, ao lado do Solar dos Câmaras), às 18h, com fotos de Daiane Lopez Peixoto e promovida pelo Grupo Inclusivass levanta esses questionamentos e busca o reconhecimento da sua presença. Esta ação é um convite a questionar o lugar de passividade destinado às mulheres com deficiência e construir novas visões através do nosso protagonismo.
Os ensaios fotográficos fazem parte do projeto Todas São Todas, que tem como objetivo promover a incorporação da perspectiva e das necessidades específicas das mulheres com deficiência às políticas existentes de enfrentamento à violência doméstica e às demais políticas públicas para as mulheres. A exposição contará com monitores que farão visita guiada e interprete de Libras. Todas as fotos possuem descrição para pessoas cegas.
Esta ação é resultado do apoio do Fundo Fale Sem Medo – Fundo Social Elas e Instituto Avon, Coletivo Feminino Plural, He For She, Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher e Via Color.
Em função do funcionamento anormal da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, a exposição será realizada no Memorial do Legislativo, localizado na Rua Duque de Caxias, 1029, ao lado do Solar dos Câmara, em Porto Alegre, RS, às 18h.
Fonte: Coletivo Feminino Plural, publicado em 05 de dezembro de 2016.